Folha de S. Paulo


Crítica

'Evangelho' faz relato envolvente e poético de Jesus transexual

Numa reflexão magnífica sobre o ofício teatral, Plínio Marcos diz que o ator é "um Cristo da humanidade": destinado a 1.001 sacrifícios e renúncias, ele precisa de muita coragem, humildade.

Essas bem poderiam ser epígrafes para "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha dos Céus", peça de Jo Clifford. Autor de "Jesus Homem", Plínio compartilha com Clifford a visão de cristianismo que transcende o ritualismo litúrgico ou o moralismo castrador.

Como o de Plínio, o Cristo de Clifford se encarna na face dos párias da sociedade "de bem". E, no caso da autora britânica, o Messias é, como ela, transexual, e a mensagem de redenção pelo amor é traduzida para a situação de marginalização de minorias.

Ligia Jardim/Divulgação
A atriz Renata Carvalho na peca O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceu, montagem da diretora Natalia Mallo para o espetaculo de Jo Clifford FOTO Ligia Jardim/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A atriz Renata Carvalho na peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu'

Bastou saber disso para que cristãos se lançassem a ferozes campanhas de boicote desde a estreia na Escócia, em 2009, e no caso da montagem brasileira, com direção de Natalia Mallo e (grande) atuação de Renata Carvalho.

Pena que esses setores não se deem ao trabalho de ver antes de julgar. Perdem um espetáculo que, além de poético e envolvente, presta emocionante tributo ao próprio Filho de Deus, valorizado em sua ternura sem fronteiras de raça, gênero ou opção sexual, e na atualidade de sua denúncia dos pregadores do evangelho do ódio em nome de Deus.

Cristã, Clifford traduz, mas não reduz o Nazareno. Propõe uma "peça de tese", mas sem os defeitos que tornaram o termo sinônimo de teatro desvirtuado pelo interesse da doutrinação política ou filosófica.

Sabe dosar a pregação propriamente dita com ações físicas, música e imagens potentes, o que deve muito à expressividade da atriz. Travesti e ativista LGBT, Renata apresenta exuberante "transbordamento de amor fraterno". Amor não só às vítimas da transfobia mas também em dimensão existencial, ao propor que somos todos um.

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU
QUANDO qui. a sáb., às 20h30; até 5/11
ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
QUANTO R$ 7,50 a R$ 25
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos


Endereço da página: