Folha de S. Paulo


Geraldo Carneiro é eleito para cadeira de Sábato Magaldi na ABL

A ABL (Academia Brasileira de Letras) anunciou na tarde desta quinta-feira (27) o sucessor do crítico Sábato Magaldi, morto em 14 de julho deste ano, em São Paulo.

Com 33 votos, o poeta e compositor Geraldo Carneiro, 64, foi eleito em primeiro escrutínio e será o novo ocupante da cadeira 24, que já conheceu Garcia Redondo, Luís Guimarães Filho, Manuel Bandeira e Cyro dos Anjos.

A votação confirmou o favoritismo de Carneiro, que candidatou-se à cadeira inspirado por João Ubaldo Ribeiro.

Marcos Ramos - 3.mai.16/agência o Globo
Geraldo Carneiro durante leituras baseadas no 14º livro intitulado Barras, Vilas e Amores do cantor, compositor, escritor e membro da Academia Carioca de Letras, Martinho da Vila
O poeta em lançamento de livro de Martinho da Vila, em maio

Célebre pelo cabelo comprido e pela irreverência, Geraldo Carneiro nasceu em Belo Horizonte em 1952. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro aos três anos, quando seu pai, Geraldo Andrade Carneiro, foi nomeado secretário particular do então presidente Juscelino Kubitschek.

Ele fez sua estreia na poesia na antologia "26 Poetas Hoje", organizada por Heloísa Buarque de Hollanda em 1976 e alçada a ícone da "poesia marginal". No gênero, publicou " Em Busca do Sete-Estrelo", "Verão Vagabundo" e "Piquenique em Xanadu". Em prosa, assina " Vinícius de Moraes: A Fala da Paixão" e "Leblon: A Crônica dos Anos Loucos".

Além de poeta e compositor, Carneiro também é tradutor, dramaturgo e roteirista de cinema e TV —em 2011, venceu o Emmy Internacional pela adaptação de "O Astro", escrita junto a Alcides Nogueira.


Endereço da página:

Links no texto: