Folha de S. Paulo


Christopher Marlowe será creditado como coautor em obra de Shakespeare

A Oxford University Press, editora vinculada à universidade inglesa, anunciou que sua nova edição das obras de William Shakespeare (1564-1616) trará pela primeira vez Christopher Marlowe (1564-93) como coautor de três peças.

Visto como maior rival de Shakespeare, Marlowe, autor de "A Trágica História do Doutor Fausto", entre outras, teria escrito a maioria dos versos de "Henrique 6º, Parte 1" e colaborado nas outras peças de mesmo título, as partes 2 e 3 de "Henrique 6º".

Gary Taylor, um dos editores e professor da Universidade da Flórida, nos EUA, afirmou ao "Guardian": "Fomos capazes de verificar a presença de Marlowe naquelas três peças com bastante força e clareza. Eles não só influenciaram um ao outro, mas trabalharam um com o outro. Rivais às vezes colaboram".

Já Carol Rutter, da Universidade de Warwick, na Inglaterra, rebateu, na BBC: "Shakespeare colaborou com todo tipo de gente, mas eu ficaria surpresa se Marlowe fosse uma delas. Ele começou sua carreira como ator numa companhia e colaborou com outros atores, que teriam Marlowe [de outra companhia] em suas mentes e vozes".

A coautoria de Marlowe foi estabelecida para a OUP por uma equipe de acadêmicos que analisou o padrão de uso de palavras e frases, que se repetiam no trabalho do dramaturgo e no de Shakespare.

A cada nova edição de Shakespeare, nas últimas décadas, tem crescido o número de peças que ele teria escrito em colaboração –e de peças creditadas a ele. Na nova edição da Oxford, que sai neste mês de outubro no Reino Unido, são 17 em colaboração, entre elas uma nova peça creditada a Shakespeare, "Arden of Faversham".


Endereço da página: