Folha de S. Paulo


Músico Bob Dylan ganha o Nobel de Literatura 2016

Bob Dylan é o novo premiado com o Nobel de Literatura, anunciou a Academia Sueca nesta quinta-feira (13), às 8h (horário de brasília). Em comunicado, a instituição afirmou que ele foi eleito "por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana."

O compositor é o primeiro americano a receber o prêmio desde 1993, quando a escolhida foi a escritora Toni Morrison. Ele também é o primeiro músico a receber o troféu literário.

"Por 54 anos, Dylan tem se reinventado", disse a secretária da Academia Sueca Sara Danius. "[O álbum 'Blonde on Blonde'] é um extraordinário exemplo da sua forma brilhante de rimas, criar refrões, e de seu jeito brilhante de pensar."

A secretária afirmou ainda ter consciência de que a escolha de um músico pode parecer surpreendente para o público, mas lembrou dos poetas gregos Homero e Safo.

"Eles escreveram textos poéticos para ser apresentados em público, e com Dylan é a mesma coisa. Ainda lemos Homero e Safo; e gostamos."

Ouça no spotify

A escolha também chama atenção porque grandes nomes da literatura americana, como Philip Roth, Don DeLillo e Thomas Pynchon, entre outros, nunca foram eleitos para o Nobel, apesar das torcida de seus admiradores.

O músico nascido em Minnesota (EUA) já lançou 37 discos de estúdio e 11 ao vivo em seus mais de 50 anos de carreira.

Dylan publicou dois livros: "Tarântula" e "Crônicas". O primeiro é um exercício delirante de prosa poética, que circulou em edições underground desde 1966, mas foi publicado como livro em 1971.

O segundo é um volume de memórias, em que ele elege alguns episódios de sua vida para relatar. Publicado em 2004, seria o primeiro volume de três, mas até agora os outros não vieram à tona.

O nome de Dylan costumava aparecer como possível eleito nas casas de apostas ao longo dos anos, mas por vezes era olhado com ceticismo, porque seu trabalho não se encaixa nas formas canônicas da poesia, do conto ou do romance —que a Academia costuma premiar.

Com o prêmio, o compositor receberá oito milhões de coroas sueca (cerca de R$ 3 milhões). O Nobel é concedido pela produção de uma vida, em vez de por obras específicas, como ocorre com outros prêmios.

É o segundo ano seguido que a Academia surpreende as expectativas. No ano passado, já havia premiado a bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, uma jornalista. Era raro que a Academia concedesse o prêmio a autores de não ficção.

Nobel Literatura


Endereço da página:

Links no texto: