Folha de S. Paulo


'Família Soprano' lidera ranking que elenca as cem melhores séries de TV

A "Rolling Stone" americana elencou as cem melhores séries de todos os tempos. Com a ajuda de um grupo formado por nomes do universo cinematográfico, a publicação montou uma lista liderada pelas séries "Os Sopranos", "The Wire" e "Breaking Bad" nas primeiras posições.

A enquete contou com a opinião de atores, roteiristas, críticos e produtores-executivos. Programas de qualquer época foram elegíveis.

"Game of Thrones", série da HBO recordista em prêmios Emmys, ficou em 12º lugar, após "Freaks and Geeks", produção de uma única temporada, que lançou nomes como James Franco, Seth Rogen e Jason Segel.

O ranking também incluiu séries renomadas, produções de época e famosos sitcoms. "House of Cards" figura em 83º lugar, após "Downton Abbey", que fica posicionada em 66º, e "Friends", que aparece em 26ª.

*

Veja abaixo as cinco séries que lideram o ranking:

1. "Família Soprano"
Para os críticos, a saga criminal dividiu a história televisiva em duas fases, dando início a uma era de ouro. A publicação afirma que a série quebrou as regras do que era mostrado na TV e descreveu o personagem de James Gandolfini, Tony Soprano, como um imortal anti-herói americano. "'Família Soprano' continua sendo o padrão que toda série ambiciosa deseja atingir".

2. "A Escuta"
A série, exibida entre 2002 e 2008, figurou personagens complexos que não eram representados na tela, contando uma história diferente a cada temporada, sempre contextualizada na cena criminal da cidade de Baltimore.

3. "Breaking Bad"
"Quanto mais Walter Walt se transforma em Heisenberg, mais profundamente ele escava o lado obscuro do sonho americano", diz a publicação, que descreve a série como "viciante". "Breaking Bad" foi exibida de 2008 a 2013 e faturou dois Globos de Ouro.

4. "Mad Men"
A produção, estrelada por Jon Hamm no papel do publicitário Don Drapper, tornou-se sensação logo ao ser exibida, em parte por sua "superfície glamurosa", mas principalmente porque era "um drama adulto audacioso", que, por não se tratar de uma trama policial, "demarcou um novo território" no modo de contar histórias.

5. "Seinfeld"
"A série sobre nada, que explodiu na melhor comédia americana", diz a publicação sobre o programa de Jerry Seinfeld e seus amigos nova-iorquinos. "Até mesmo naquela época [a série foi exibida por quase uma década desde 1989], todos podiam dizer que 'Seinfeld' era o sitcom mais engraçado que já testemunhamos, um milagre semanal".

Confira a lista completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: