Folha de S. Paulo


Irã escolhe 'The Salesman', de Asghar Farhadi, para competir no Oscar

"The Salesman", do cineasta Asghar Farhadi ("A Separação"), foi escolhido para representar o Irã na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017, informaram no sábado (17) os meios de comunicação do país.

"Depois de termos conversado profundamente, 'The Salesman', de Asghar Farhadi, foi escolhido por ampla maioria para representar nosso país na categoria", anunciou Amir Esfandiari, porta-voz da comissão encarregada de escolher o filme que o país enviará para concorrer ao prêmio.

O filme, cujo título original é "Forushande", recebeu dois prêmios do júri no último Festival de Cannes: melhor ator (Shahab Hosseini) e melhor roteiro (Asghar Farhadi).

Divulgação
Taraneh Alidoosti e Shahab Hosseini em cena de
Taraneh Alidoosti e Shahab Hosseini em cena de "The Salesman"

No longa, o casal de atores Ranaa (Taraneh Alidoosti) e Emad (Hosseini) é forçado a deixar a casa onde vivem ao mesmo tempo em que ensaiam a peça "A Morte do Caixeiro Viajante", de Arthur Miller. Sem saber, eles alugam um apartamento cuja antiga moradora era uma prostituta. Quando um de seus antigos clientes aparece e encontra Ranaa nua no chuveiro, o casamento entra em crise.

O filme está em cartaz no Irã desde 31 de agosto, e em duas semanas arrecadou US$ 1,5 milhão, um dos melhores resultados da história do cinema iraniano.

Farhadi foi premiado com um Urso de Ouro em Berlim em 2011 por "A Separação", uma produção que também recebeu o Oscar de melhor filme Estrangeiro.


Endereço da página: