Folha de S. Paulo


Ator Domingos Montagner é sepultado junto aos pais em São Paulo

Domingos Montagner foi sepultado na manhã deste sábado (17) junto ao pai e a mãe, Romilda, que morreu há três anos. O ator morreu afogado no rio São Francisco na última quinta (15), na cidade de Canindé do São Francisco (SE), onde gravava cenas da novela "Velho Chico" (Globo).

"É uma coisa quase que inimaginável. Todos sentem, eu muito mais", disse Francisco Montagner, irmão de Domingos. "Vocês não conheceram o ator [Domingos] Montagner, vocês conheceram o [próprio] Montagner. Isso era a vida dele. Ele vivia tudo o que fazia com muita dedicação, muito comprometimento e muita força. Sei que todos queriam uma hora, mas eu queria uma vida com ele."

Montagner foi velado no teatro Fernando Torres, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, a poucas quadras da casa onde nasceu. A cerimônia foi reservada a amigos e familiares. Na calçada, em alguns instantes, centenas de fãs pediam que liberassem a entrada ao público ("abre! abre", gritavam).

O corpo chegou ao local às 7h. Na entrada principal do teatro, uma foto mostrava o ator caracterizado como palhaço, e um telão exibia cenas dele em "Velho Chico" e demais novelas da Globo. Amigos e familiares começaram a deixar o local por volta das 10h20 em direção ao Cemitério da Quarta Parada, onde o corpo de Montagner foi enterrado.

Três quadras do cemitério foram isoladas com fitas pela guarda civil. Fãs, distantes da sepultura, entoaram cânticos religiosos ("segura na mão de Deus") e rezaram o pai-nosso para o ator.

Com o tumulto, familiares do ator tiveram dificuldade em se aproximar do túmulo. Muito abatida, a atriz Luciana Lima, viúva de Montagner, recebeu o apoio do público. Amigos do circo despediram-se do ator usando nariz de palhaço.

O acesso ao túmulo de Montagner foi bloqueado e só deve ser liberado neste domingo (18).

DESPEDIDA

Amparada pelo namorado, Igor Angelkorte, a atriz Camila Pitanga foi aplaudida por fãs, que gritavam seu nome na calçada do teatro.

A atriz nadava com Montagner quando ambos foram surpreendidos pela correnteza.Ela, que se segurou em uma pedra, gritou por ajuda e chegou a tentar agarrar a mão de Montagner duas vezes antes dele submergir e desaparecer. Em depoimentos, moradores de Canindé do São Francisco afirmaram que a atriz ficou "em choque" e "desorientada".

Por volta das 9h, duas vans trazendo os colegas de "Velho Chico" estacionaram em uma entrada lateral. A equipe compareceu em peso: a reportagem viu o diretor da trama, Luiz Fernando Carvalho, Lucy Alves, Antonio Fagundes, Marcos Palmeira e Selma Egrei.

Além de Irandhir Santos, Giulia Buscaccio (que interpretava a filha de Santo) e Dira Paes —a primeira a chegar ao local, ainda antes das 9h. Marcelo Serrado e Gabriel Leone, que filmavam com Montagner em Canindé do São Francisco, também homenagearam o ator após a Globo suspender as gravações da novela no Nordeste.

Edmara Barbosa —filha de Benedito Ruy Barbosa e mãe de Bruno Luperi, autores da novela— também prestou homenagens ao ator.

O diretor da Globo Carlos Henrique Schroder, a jornalista Renata Ceribelli, a diretora Amora Mautner e os atores Marco Rica, Maria Fernanda Cândido, Débora Bloch, Leopoldo Pacheco, Ingrid Guimarães, Nathalia Timberg, Cleo e Gloria Pires também compareceram. O apresentadores Luciano Huck, Angélica, Ana Maria Braga e Fausto Silva mandaram coroas de flores.


Endereço da página:

Links no texto: