Folha de S. Paulo


Espetáculo enxuga 'Gota d'Água' e adiciona músicas de Chico Buarque

Dos 15 personagens de "Gota d'Água", ficaram apenas os protagonistas. As quase três horas de peça foram reduzidas para uma hora e meia. "Gota d'Água [A Seco]" estreou no fim do ano passado no Rio, no mesmo espaço onde debutou a primeira montagem da peça de Chico Buarque e Paulo Pontes, quatro décadas antes. E chega a São Paulo nesta sexta (9).

A adaptação feita por Rafael Gomes, que também assina a direção, concentra a história em Joana (Laila Garin, protagonista de "Elis - A Musical") e Jasão (Alejandro Claveaux), versões contemporâneas do mito de Medeia.

Os demais personagens surgem em menções ou lembranças dos protagonistas, moradores de um conjunto habitacional do Rio. Jasão, compositor popular, é cooptado pelo empresário Creonte e deixa Joana e os dois filhos do casal para se casar com a filha do novo patrão.

Para Gomes, "Joana e Jasão sempre foram a espinha dorsal da peça". Assim, afirma o diretor, é realçado aqui o embate entre os protagonistas. "No prefácio do texto, Chico e Paulo dizem que essa é uma peça social. Fiz questão de alimentar ao máximo esse contexto social e político."

"Mas não é maniqueísta", diz Laila. "Não há um lado bom e outro ruim. Há coisas de Jasão e Joana em todos nós."

Na adaptação, também foram acrescidas canções –havia apenas quatro no original. Costuram a trama outras oito músicas de Chico. Caso de "Cálice", cuja letra, diz o diretor, resume muitas questões da peça. "Chico é um universo. Revi suas letras com uma atenção dramatúrgica, para usá-las em prol da narrativa", conta Gomes, que quatro anos atrás já trabalhou na obra do compositor em "Cambaio".

Em cena, os atores transitam quase como num balé pelo cenário de André Cortez: grades móveis que aludem ora ao cortiço onde vivem, ora a uma prisão. Ou por vezes servem de acalento para a relação de amor e ódio do casal.

GOTA D'ÁGUA [A SECO].
QUANDO sex. e sáb., às 21h; dom., às 20h; até 18/12
ONDE Teatro Faap, r. Alagoas, 903, tel. (11) 3662-7233
QUANTO R$ 80 (sex. e dom.) e R$ 100 (sáb.)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página:

Links no texto: