Folha de S. Paulo


Crítica

Minimalismo sonoro evidencia melancolia em 10º disco do Wilco

Quem se acostumou à produção cristalina e aos arranjos complexos do Wilco vai se surpreender com "Schmilco", décimo LP da banda. É um disco espartano, majoritariamente acústico, simples e minimalista. Não há aquele "brilho" no som, o que causa, a princípio, estranheza em quem conhece trabalhos como "Yankee Hotel Foxtrot" (2002), "A Ghost is Born" (2004) e "Sky Blue Sky" (2007).

"Schmilco" parece uma versão "demo", ou inacabada, de um disco do Wilco. Mas bastam duas ou três escutadas para captar o espírito. Periga ser o disco mais pessoal e direto de Jeff Tweedy, com letras invariavelmente melancólicas sobre a morte, a ausência de pessoas queridas e a perda da inocência. Tweedy parece abrir mão da sofisticação sonora e da complexidade de produção e arranjos para tentar transmitir suas ideias de uma forma mais direta e visceral. E consegue.

Joan Cornellà/Reprodução
Capa de 'Schmilcho', álbum com ilustração de Joan Cornellà
Capa de 'Schmilcho', álbum com ilustração de Joan Cornellà

O minimalismo sonoro faz prestar mais atenção às letras, que surpreendem pela crueza arrebatadora. Em "Happiness", Tweedy canta sobre a mãe, Jo Ann, morta há dez anos: "Talvez ela esteja dormindo na sepultura". Várias letras falam de pessoas e momentos que se foram, sem que o narrador lhes dedicasse a atenção e o amor merecido.

Na verdade, analisando os últimos discos do Wilco, percebe-se que Tweedy demonstra crescente obsessão com a simplicidade. Em 2014, lançou um projeto paralelo chamado Tweedy, com o filho, Spencer, em que apontava para um caminho sonoro mais cru e direto. Mas nada poderia preparar o ouvinte para a aspereza de "Schmilco".

Jeff Tweedy parece ter chegado a um ponto na carreira em que faz o que quer, da forma que quer: lança os discos por sua própria gravadora, a dBpm, tem seu próprio festival, o Solid Sound, e, mais importante, não se preocupa em agradar aos fãs repetindo fórmulas testadas e aprovadas. Que bom que existem artistas assim.

*

ILUSTRADOR DA CAPA DO NOVO DISCO VEM A SP

Joan Cornellà, espanhol que emprestou um de seus desenhos com visual fofo –e cheios de humor negro– para a capa de "Schmilco", faz na terça-feira (6), às 18h, sessão de autógrafos na Comix Book Shop (al. Jaú, 1.998, tel. 11-3061-3893).

"Sou fã dele e fiquei particularmente apaixonado por aquele desenho", afirmou Jeff Tweedy, guitarrista do Wilco, sobre Cornellà, que lançou o livro "Zonzo" no Brasil pela editora Mino.

SCHMILCO
ARTISTA Wilco
GRAVADORA dBpm Records (importado)
QUANTO: R$ 32,56 (na Amazon)


Endereço da página:

Links no texto: