Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Com mais nuances, 'Narcos' corrige falhas, mas perde ritmo

Trailer

Motivo de debates apaixonados após sua primeira temporada, em 2015, "Narcos" volta ao ar nesta sexta (2) com mais dez episódios, alguns reparos e o mesmo sotaque pan-latino que incomodou alguns (perdoável diante das atuações impecáveis).

Em seu segundo ano, o drama centrado na ascensão e na queda do megatraficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993) retoma a narrativa a partir de sua fuga da prisão, em 1992 –o último ano e meio do chefão. Esta resenha evita "spoilers" e trata dos três primeiros episódios.

Se a primeira temporada atraiu críticas pelo ponto de vista majoritariamente americano, desta vez a história é contada de forma mais difusa. A narração do agente Murphy (Boyd Holbrook), o enviado do departamento antinarcóticos dos EUA, continua lá, mas o foco não reside exclusivamente na contraposição entre Escobar e os EUA.

O papel do governo colombiano, da polícia do país, dos usuários de drogas americanos e, sobretudo, o efeito da "guerra às drogas" nas ruas da Colômbia ganham peso.

É possível ler de forma explícita críticas ao papel do imenso mercado consumidor dos EUA, bem como questionamentos à truculência da polícia local, sempre sob atentos olhos americanos.

Nesse sentido, há momentos que lembram muito "Tropa de Elite", embora o brasileiro José Padilha esteja só na produção executiva –a direção coube ao mexicano Gerardo Naranjo, ao colombiano Andrés Baiz e ao americano Josef Kubota Wladyka.

A ação da polícia em conjunto com os inimigos de Escobar no narcotráfico, conhecidos como os Pepes (Pessoas Perseguidas por Escobar), e a vida familiar do chefão, com papéis crescentes para sua mãe (Paulina García) e sua mulher (Paulina Gaitan), trazem nuances importantes ao roteiro, subtraindo qualquer ranço maniqueísta.

O ritmo, porém, perde um pouco em relação à frenética primeira temporada, ainda que as cenas de ação sigam a mesma matriz.

Ainda assim, "Narcos" continua uma lição essencial da história recente das Américas, no momento em que a Colômbia parece fechar um capítulo sangrento (o conflito civil entre guerrilha e governo) em muito explicado pelas mesmas razões que fizeram explodir o narcotráfico e figuras como Escobar.

NARCOS
Segunda temporada
QUANDO sexta (2), na Netflix


Endereço da página:

Links no texto: