Folha de S. Paulo


Gabriel o Pensador é interlocutor da insatisfação social em documentário

"Até quando você vai levando? Porrada! Porrada!/Até quando vai ficar sem fazer nada?", provoca Gabriel o Pensador no refrão de um de seus maiores sucessos, "Até Quando".

Apesar de ter sido lançada em 2001 como single do quinto álbum do rapper, intitulado "Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)", a canção veio à tona novamente mais de uma década depois, em um momento em que parte da população foi às ruas protestar contra o governo.

Divulgação
 Gabriel o Pensador em cena de documentário dirigido por João Wainer para o Spotify
Gabriel o Pensador em cena de documentário dirigido por João Wainer para o Spotify

Entre 2015 e 2016, a faixa em questão teve seus dois picos de reproduções diárias no Spotify e, em março deste ano, a procura pela canção dobrou, de acordo com informações do serviço de streaming musical.

É a partir destes dados que um documentário realizado pela plataforma retoma a história de Gabriel Contino, um garoto de classe média alta que, apesar de habitar o bairro de São Conrado, cresceu entre os moradores da Rocinha, no Rio de Janeiro, e despontou na cena musical em 1992 com "Tô Feliz (Matei o Presidente)", à época do processo de impeachment de Fernando Collor de Mello.

Dirigido por João Wainer ("Junho - O Mês que Abalou o Brasil"), o filme destaca a relação mútua do rapper com os contextos sociais, sendo tanto afetado por eles, quanto um porta-voz da insatisfação popular.

"Quando acontecem coisas relevantes no cenário político, a procura por músicas do Gabriel aumenta. É uma prova de que as pessoas precisam de um interlocutor", diz o cineasta.

No filme, Gabriel afirma que não começou a cantar por amor à música e, sim, como uma maneira de se expressar. À Folha o cantor lembra que, adolescente, fazia folhetos com colagens de reportagens e distribuía em portas de prédios na década de 1990.

"Falavam sobre corrupção no Brasil e manifestações de jovens ao redor do mundo, dizia que aqui não fazíamos nada, deixei meu telefone para quem quisesse companhia para se manifestar", diverte-se.

Clipe de 'Chega'

TRANSFORMAÇÕES

"O foco foram as músicas que têm mais impacto no coletivo, mas tenho outras que causam transformações pessoais", lembra o rapper.

O cantor passou boa parte da entrevista à reportagem citando versos e contando relatos de fãs que alegam ter sofrido mudanças reais em suas vidas a partir de reflexões geradas pelas canções do carioca.

Uma jovem que desiste do suicídio, um senhor que é estimulado a continuar os estudos tardios, um ex-presidiário que decide mudar de vida ao ser liberto. "É o que eu mais gosto da minha carreira, mexer com as pessoas", conta.

CONSUMO MUSICAL

"Gabriel o Pensador - Derrubando Muros, Expandindo Horizontes" é o primeiro documentário brasileiro do Spotify e o exemplar de estreia da série "Post Docs", que deve perfilar outros artistas.

O serviço de streaming não divulga dados de audiência e não informou quantos e quem serão os próximos, mas afirmou que todas as histórias terão como pano de fundo uma análise de dados de consumo musical na plataforma.

"São informações que mostram a relevância e a influência cultural de um artista sob a ótica do fã. Os dados falam sobre o sentimento de uma sociedade, é uma expressão que reflete o hábito das pessoas", diz Carol Baracat, diretora de marketing do Spotify.

O primeiro documentário será publicado em três partes na página oficial da marca no Facebook e também será exibido em sessões de cinema em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. Com cerca de oito minutos de duração, o primeiro capítulo (veja abaixo) foi divulgado na noite desta segunda-feira (29) e o próximo será lançado nesta quarta (31).

Ao redor do mundo, a empresa tem apostado em uma série de iniciativas envolvendo vídeos, rádio ao vivo, podcasts e notícias por meio de parcerias com companhias de mídia, como Disney, Viacom, Vice, TED e BBC.

No Brasil, a atuação da marca ainda é tímida e restrita ao streaming musical. Ações pontuais, com o intuito de aproximar o público dos artistas, são veiculadas apenas nos canais sociais da marca e não dentro da plataforma.

*

GABRIEL O PENSADOR - DERRUBANDO MUROS, EXPANDINDO HORIZONTES
QUANDO 31/8 e 8/9, em diversos horários
ONDE Nas redes sociais do Spotify e nos cinemas: Shopping Eldorado, av. Rebouças, 3970 (São Paulo); Pier 21, 2 32, SHCS (Brasília), Shopping Barigui, r. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 (Curitiba) e Village Mall, av. das Américas, 3900 (Rio de Janeiro)
QUANTO Grátis. Ingressos mediante cadastro em: bit.ly/2bYS512


Endereço da página: