Folha de S. Paulo


Guia resume universo da saga 'Jornada nas Estrelas'

O próximo dia 8 de setembro vai marcar os 50 anos da exibição na TV americana do primeiro episódio de "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"), a série de ficção científica mais adorada da história.

Uma semana antes, em 1º/9, chega aos cinemas "Star Trek - Sem Fronteiras", o 13º filme da franquia. O balanço dessas cinco décadas impressiona: cinco séries de TV (uma sexta está a caminho) que englobam 28 temporadas, os 13 filmes no cinema, uma série de animação, cerca de 1.200 livros de histórias adicionais, gibis, games, brinquedos.

O jornalista especializado em ciência Salvador Nogueira, colunista da Folha, e a tradutora Susana Alexandria acreditaram ser possível resumir esse universo de fantasia em 320 páginas. O resultado é um compêndio sobre a criação do produtor e roteirista Gene Roddenberry (1921-1991), lançado agora.

"Jornada nas Estrelas - O Guia da Saga" tem uma grande diferença em relação à maioria dos volumes dedicados a "Star Trek". Quase sempre, estes se dividem em enciclopédias sobre as séries e os filmes, fartas e acuradas, e livros de autores debruçados sobre análises e contextualizações de todo esse material.

A dupla brasileira se propõe a unir essas duas linhas de trabalho. Cada produto lançado nesses 50 anos merece capítulo em que as minúcias técnicas (guia de episódios, datas, fotos, está tudo ali) acompanham um texto principal que funciona como reportagem sobre aquela determinada temporada.

A necessidade de condensar tanta informação em um livro (grandinho, é verdade) colabora para que os textos jornalísticos sejam concisos, com os bastidores de filmagem, a repercussão na mídia, os resultados de audiência e bilheteria e, a parte mais divertida, muitas curiosidades.

É a chance para quem não tem tanta familiaridade com "Star Trek" ficar preparado para as conversas no próximo churrasco da turma. Saber, por exemplo, que em 22 de novembro de 1968 o Capitão Kirk e a Tenente Uhura protagonizaram o primeiro beijo entre um homem branco e uma mulher negra na TV americana. Ou que os tablets usados hoje em dia são incrivelmente parecidos com os "PAADs", equipamentos portáteis que os tripulantes empunhavam na série original.

Jornada nas Estrelas - O Guia da Saga
Salvador Nogueira e Susana Alexandria
l
Comprar

Outra proposta do guia é dedicar a mesma atenção para todas as séries da franquia. É comum encontrar autores trekkers incapazes de esconder sua predileção pelas duas primeiras séries produzidas: a chamada "clássica", de 1966 a 1969, e "A Nova Geração" (1987-1994).

Os três seriados seguintes, "Deep Space Nine" (1993-1999), "Voyager" (1995-2001) e "Enterprise" (2001-2005), sofrem alguma rejeição, em parte provocada por serem iniciativas disparadas depois da morte de Roddenberry. Para muitos, o caráter pacifista e a solidez científica sobre os quais ele criou esse universo são seu grande legado.

JORNADA NAS ESTRELAS - O GUIA DA SAGA
AUTORES Salvador Nogueira e Susana Alexandria
EDITORA LeYa/Omelete
QUANTO R$ 59,90 (320 págs.)
LANÇAMENTO sábado (27), às 17h, na Bienal do Livro (pavilhão do Anhembi, r. Prof. Milton Rodrigues, 13, tel. (11) 2226-0400)


Endereço da página:

Links no texto: