Folha de S. Paulo


Feira SP-Arte/Foto chega à 10ª edição com encontro de gerações

No último andar e no terraço do shopping JK Iguatemi, 32 galerias se juntam nesta semana para a décima edição da SP-Arte/Foto, celebrando uma década do evento que vem tentando cavar um espaço maior para a fotografia no mercado de arte do país.

Desde que abriu as portas, a feira de fato levou colecionadores a buscar não só impressões fotográficas como também outras manifestações desse suporte, desde fotolivros a instalações, animações e vídeos que têm como base a experimentação fotográfica.

"Na arte contemporânea, a fotografia se expandiu muito além da noção restrita àquela fração de tempo capturada em uma superfície bidimensional", observa Fernanda Feitosa, diretora da feira. "A materialidade que dá corpo à imagem é hoje em dia parte significativa do conteúdo da obra."

Divulgação
Fotografia de Claudia Andujar, que estará na SP-Arte/Foto
Foto de Claudia Andujar de São Paulo nos anos 1970 levada à feira pela galeria Vermelho

Tanto que boa parte dos artistas mais jovens escalados pelas galerias na verdade estão no circuito artístico muito mais na condição de escultores do que fotógrafos no sentido estrito do termo –Ding Musa, Ivan Grilo, João Castilho, Letícia Ramos, Lucas Simões, Pablo Lobato, Marcelo Moscheta, Pedro Victor Brandão, Rodrigo Braga, Romy Pocztaruk e Tatiana Blass, todos nomes fortes que ganharam força na última década, estão nesta feira.

Na outra ponta do espectro, a SP-Arte/Foto resgata a produção de pilares da fotografia do país e do mundo, como Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, German Lorca, Horacio Coppola, Maureen Bisilliat e Martin Parr.

László Moholy-Nagy e Man Ray, dois nomes associados às vanguardas do início do século passado, também aparecem no evento. Enquanto o mestre da Bauhaus tem imagens na galeria Fass, a Fólio traz um livro do surrealista americano.

Esse encontro de gerações também se reflete nos preços praticados na feira –trabalhos ali variam de R$ 3.000 por edições de jovens artistas com tiragem maior a R$ 150 mil por cópias vintage, impressas pelo próprio autor, em geral nomes já consagrados.

SP-ARTE/FOTO
QUANDO abre nesta quarta (24) para convidados; qui. e sex., das 15h às 21h; sáb., 14h às 21h; dom., 14h às 20h; até 28/8
ONDE shopping JK Iguatemi, av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: