Folha de S. Paulo


Morre arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva aos 83 anos

Reprodução
O arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva, morto nesta terça (16)
O arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva, morto nesta terça (16)

Um dos maiores entusiastas da estrutura dos prédios como maior traço definidor de seus desenhos, Pedro Paulo de Melo Saraiva morreu na terça (16). Ele, que sofreu falência múltipla dos órgãos, tinha 83 anos e estava internado havia uma semana no hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Seu corpo foi velado na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no centro da cidade, e será cremado no cemitério de Vila Alpina nesta quarta (17).

Melo Saraiva se formou em 1955 na escola de arquitetura do Mackenzie ao lado de Paulo Mendes da Rocha, com quem chegou a realizar projetos e a participar de concursos.

Também sofreu grande influência de Vilanova Artigas, fazendo parte da geração que construiu o estilo mais tarde consagrado como escola paulista de arquitetura, marcado pelo uso do concreto aparente e por fazer da estrutura das construções seu principal elemento plástico e visual.

Isso se revela no edifício Quinta Avenida, que construiu em 1959 na Paulista. Obra que projetou Melo Saraiva ainda jovem, o prédio dialoga com o desenho dos ministérios de Niemeyer em Brasília, mas atinge um efeito poderoso ao pairar como uma lâmina perpendicular à avenida, desafiando e ao mesmo tempo reafirmando a ideia clássica de torre moderna envidraçada.

Outras de suas construções mais marcantes exacerbam ainda mais a força da estrutura, que se torna quase escultural em projetos como a sede do Clube XV, em Santos, no litoral paulista, os prédios de escritórios Acal e Capitânia, em São Paulo, e a Escola de Administração Fazendária, em Brasília, talvez seu desenho mais ousado.

Enquanto o Acal se destaca pela estrutura de concreto entrelaçada sobre uma pele de vidro e o Capitânia impressiona pela forma como suas vigas estruturais avançam para além de suas paredes transparentes, a escola da capital federal é um exercício de virtuosismo, já que vence um vão de 20 metros e parece só roçar o solo, como se num repouso delicado.

"Ele tornou o edifício mais leve, mais solto", afirma Hugo Segawa, crítico de arquitetura. "Ele estuda uma certa 'esculturalidade' dos pilares."

Fernando Magalhães Mendonça, sócio de Melo Saraiva em seu escritório, também lembra a "grande preocupação estrutural" do arquiteto. "Ele sempre trabalhou muito próximo dos engenheiros calculistas." Seu filho Pedro, também arquiteto, definiu como "mais humana" a obra de seu pai. Melo Saraiva deixa a mulher, cinco filhos, sete netos e dois bisnetos.

Reprodução
***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Desenho de Pedro Paulo de Melo Saraiva para concurso do edifício Quinta Avenida, na av. Paulista

Endereço da página: