Folha de S. Paulo


Em tributo a Prince, Max de Castro toca com banda do cantor em SP

Max de Castro está bem ocupado. Viu seu terceiro filho nascer há duas semanas, acaba de lançar uma canção na internet, "Disposição", e faz nesta sexta (19), em São Paulo, um show em tributo a Prince, morto em abril, aos 57.

A proposta ganha relevância porque ele vai tocar ao lado de músicos que seguiram por muitos anos o artista americano. O brasileiro recrutou para a homenagem integrantes da New Power Generation, banda com várias formações que acompanhou Prince desde 1990 até o ano passado, quando gravou com ele seu último disco de estúdio, "HitnRun Phase Two". 

Max estava em Los Angeles no dia em que Prince morreu. Seu sócio na produtora que tem em São Paulo, Herbert Mota, já conhecia Andrew Gouche, baixista da New Power Generation. Nos últimos anos, Prince fez show com duas bandas: 3rdEyeGirl, com três garotas, e a maior formação que a NPG já teve, com metais, uma big band.

Fabio Braga/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 12-08-2016: Max de Castro em seu estudio. Cantor e musico Max de Castro lanca CD e prepara show com banda do falecido Prince. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, ILUSTRADA)***EXCLUSIVO***.
Max de Castro no estúdio de gravação de sua produtora, em São Paulo

"No dia seguinte, a gente foi almoçar com o Gouche e a morte do Prince foi o assunto que dominou todo o almoço. Nos Estados Unidos foi uma comoção muito grande, O xerife de Minneapolis, onde Prince morava, deu um depoimento emocionado: 'Os fãs perderam um ídolo, mas nós perdemos um grande cidadão'", conta Max à Folha.

De volta ao Brasil, teve a ideia do show tributo. "Falei com Gouche, que ficou muito interessado e ainda me sugeriu dar um toque nos outros caras da banda. Ele fez a ponte e eu falei com eles." O último show da NPG com Prince foi em outubro de 2015. Neste ano, o cantor cumpria turnê de voz e piano.

Max queria trazer o baterista John Blackwell, que tocou com Prince muitos anos e agora excursiona com Justin Timberlake, mas ele teve diagnosticados dois tumores no cérebro há duas semanas. "Aí a gente vai trazer outro músico, Gorden Campbell, que já tocou com Earth, Wind & Fire e George Duke."

A formação no palco do Cine Joia terá Max, cantando e tocando guitarra, Gouche, Campbell, dois tecladistas da NPG, Dominique Taplin e Cassandra O'Neal (que também canta) e um naipe de metais. A banda só vai ensaiar completa nesta semana.

"A vantagem é os caras terem vínculo com o Prince. A Cassandra, por exemplo, tocou por mais de dez anos com ele. Vai ser muito difícil que eu tenha escolhido uma música que ela não conheça."

A lista inicial do repertório tem "Kiss", "I Wanna Be Your Lover", "When Doves Cry", "1999" e outras. Nos ensaios, Max e a banda vão fechar o que deverão tocar.

O show acabou coincidindo com o lançamento digital da canção "Disposição", uma amostra do disco que Max pretende soltar um pouco mais para a frente. Ele ainda acha válido o formato de álbum, mas, aos 38 anos, acredita que faz parte da última geração do CD.

"O número bruto de pessoas que consumia música diminuiu muito. Hoje em dia estão caçando Pokémon. Quando o iPod foi lançado, lembro de estar no metrô de Nova York e ver todo mundo no vagão com o fone branquinho. E hoje, quando ando de metrô, ninguém ouve música, está todo mundo teclando mensagem no celular."

MAX DE CASTRO & NEW POWER GENERATION
QUANDO sexta (19), à meia-noite (abertura da casa às 22h)
ONDE Cine Joia, pça. Carlos Gomes, 82, tel. (11) 3101-1305
QUANTO de R$ 40 a R$ 80, à venda em www.livepass.com.br
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: