Folha de S. Paulo


Revista cultural 'Bravo' será relançada em versão digital

A revista mensal de cultura "Bravo!", publicada entre 1997 e 2013 pela Editora Abril, será relançada na próxima quarta (17) por dois ex-executivos da Abril, os jornalistas Helena Bagnoli e Guilherme Werneck.

O título ressurge digital, no endereço bravo.vc, e terá posteriormente versões impressas trimestrais. "A gente mudou um pouco a lógica das coisas", diz Werneck, explicando que o novo veículo terá temporadas temáticas.

"Cada temporada dura três meses, com um especial na web a cada 15 dias, relativo a um aspecto do tema, e no final dos três meses a gente faz o impresso." A primeira temporada tem como tema "Incertitude".

Reprodução
Capa da edição de agosto de 2012 da revista 'Bravo', agora retomada em versão digital
Capa da edição de agosto de 2012 da revista 'Bravo', agora retomada em versão digital

"É um galicismo e uma brincadeira com incerteza e atitude", diz Werneck. "Como a gente está na beira do caos agora, todo o mundo, tinha que falar disso. E o primeiro episódio é sobre Inhotim, que faz dez anos. É uma das grandes invenções na arte, um jeito novo de apresentar a arte contemporânea, e ao mesmo tempo sofre com a crise."

O título foi negociado por Bagnoli e Werneck diretamente com a Abril e ressurge "totalmente independente", por exemplo, com hospedagem do site bancada por eles mesmos. Vai mesclar multimídia "e também muito texto, gente legal escrevendo".

No dia 20, das 16h às 21h30, a nova "Bravo!" faz uma festa de lançamento, no Mirante 9 de Julho, em São Paulo.


Endereço da página: