Folha de S. Paulo


Com mescla de linguagens, Festival Mirada de teatro faz tributo à Espanha

Uma mescla de linguagens distintas compõe a programação do 4º Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, mostra bienal de teatro realizada pelo Sesc.

Há peças que flertam com o cinema, a dança, as artes plásticas e a performance.

São trabalhos que têm como pano de fundo temas atuais: a violência, a discussão de gênero, a questão migratória. "E, de certa forma, discutem a crise do poder que vemos hoje no mundo", diz Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

A miscelânea da produção contemporânea de teatro da América Latina, além de Portugal e Espanha, acontece de 8 a 18 de setembro. São 43 peças de 12 países, encenadas em diversos espaços da cidade do litoral paulista.

Homenageada deste ano, a Espanha terá oito montagens, entre elas "O que Farei com Esta Espada", da catalã Angélica Lidell, uma dos expoentes do teatro de seu país. Já o argentino radicado na Espanha Rodrigo García apresenta um mosaico de imagens em seu "4", crítica à cultura de massa.

"Temos uma relação muito intensa com a produção cênica espanhola", explica Danilo. "E uma conexão forte com a mostra de Cádis [cidade ao sul do país], fonte inspiradora do nosso festival."

De Portugal vêm dois espetáculos da dupla Ana Borralho e João Galante: "Sem Título, Natureza-Morta" e "Mundo de Interiores".

Das montagens brasileiras, muitas já tiveram temporada em São Paulo e no Rio, como "Ãrrã", de Vinicius Calderoni, "Blanche", dirigida por Antunes Filho, "Caranguejo Overdrive", d'Aquela Companhia, e "Cabras - Cabeças que Voam, Cabeças que Rolam", da Cia. Teatro Balagan –isso, afirma o diretor do Sesc, porque o Mirada é também uma vitrine para festivais estrangeiros.

Mas há novidades, caso de "A Comédia Latino-Americana", segunda parte do projeto de Felipe Hirsch que investiga as contradições da América Latina a partir da literatura da região. E de "Leite Derramado", versão do Club Noir para o livro de Chico Buarque.

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 40 e começam a ser vendidos, a partir das 15h desta sexta-feira (12), no site sescsp.org.br. E, a partir das 17h, nas unidades do Sesc. A programação completa está no site mirada.sescsp.org.br.

destaques da programação

"O QUE EU FAREI COM ESTA ESPADA?" (ESPANHA)
A dramaturga e diretora Angélica Lidell parte de eventos violentos, como o atentado terrorista em Paris em novembro de 2015

"4" (ESPANHA)
O encenador Rodrigo García critica a cultura de massa em uma miscelânea de sons e imagens

"TRILOGIA BOLIVIANA" (BOLÍVIA)
Composta de três peças, a criação de Diego Aramburo mostra as contradições de um país cuja população é, em sua maioria, de origem indígena

"LEITE DERRAMADO" (BRASIL)
Adaptação e direção de Roberto Alvim (da companhia Club Noir) para o livro de Chico Buarque. No elenco, Juliana Galdino, Helena Ignez e Luiz Päetow, entre outros


Endereço da página:

Links no texto: