Folha de S. Paulo


Autobiografia da ativista e ex-Panteras Negras Angela Davis virará filme

A ativista pelos direitos civis e pelo movimento negro Angela Davis terá sua autobiografia transportada aos cinemas em um filme sobre sua trajetória.

Segundo informações da Variety, a Codeblack Films, uma divisão da produtora Lionsgate com a proposta de representar positivamente os afro-americanos em produções audiovisuais, adquiriu os direitos do livro "Angela Davis: An Autobiography", publicado originalmente em 1974, com o intuito de produzir um filme sobre Angela.

Divulgação
A ativista norte-americana Angela Davis (esquerda), personagem central do documentário
A ativista norte-americana Angela Davis (esquerda)

O projeto, ainda sem título, será produzido por Nina Yang Bongiovi, do premiado "Fruitvale Station: A Última Parada". Angela supervisionará o longa como produtora-executiva e sua sobrinha, a escritora Eisa Davis, vencedora do Pulitzer pela peça "Bulrusher", será a responsável pelo roteiro.

Angela Yvonne Davis, 72, é uma das mais conhecidas defensoras dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Nascida no Estado do Alabama, estudou na França e na Alemanha, antes de retornar aos Estados Unidos, em 1968, quando o país era sacudido por uma série de tumultos raciais.

A norte-americana fez parte da liderança do Partido Comunista e do Partido dos Panteras Negras, que lutava pela proteção de negros dos guetos contra a represália policial. Em 1970, foi acusada de assassinato e sequestro por seu suposto envolvimento em um tiroteio durante o julgamento de três adolescentes negros, sendo absolvida dois anos depois.

O filme é uma das produções baseadas na história da ativista, figura central também do documentário "Libertem Angela Davis", que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2011, e trata do julgamento da militante.


Endereço da página: