Folha de S. Paulo


Volume da Coleção Folha, filme de Altman conta a vida de Van Gogh

No próximo domingo, dia 14, o terceiro volume da Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema vai trazer o filme "Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio", dentro da série de 28 livros acompanhados de DVD que retratam personalidades históricas.

Para contar com cores dramáticas a trajetória familiar conturbada e a produção artística intensa do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890), outro gigante estava por trás das câmeras.

Divulgação
Tim Roth interpreta o pintor holnad~es no filme
Tim Roth interpreta o pintor holnadês no filme "Van Gogh"

O filme é dirigido pelo americano Robert Altman (1925-2006), cineasta consagrado por um trabalho fora dos padrões de Hollywood. Como seus personagens favoritos, o diretor também era um desajustado entre seus pares.

Quem interpreta o pintor é Tim Roth, ator britânico capaz de construir sua carreira entre produções comerciais e alternativas. Intérprete de longas de Quentin Tarantino, também trabalhou em superproduções como "O Incrível Hulk" e atuou em três temporadas com sucesso na série de TV "Lie to Me".

Altman e Roth são bons exemplos da qualidade dos artistas envolvidos nos filmes selecionados para a coleção.

Os filmes selecionados por Cássio Starling Carlos, crítico da Folha e curador da coleção, incluem produções americanas, italianas, francesas, britânicas, russas e alemãs.

Entre os diretores, além de Altman se destacam nomes como Michael Curtiz John Ford, Pier Paolo Pasolini, Cecil B. DeMille, Sergei Eisenstein, Elia Kazan, Josef von Sternberg, Roberto Rossellini, Charles Vidor e Joseph Losey,

Para representar as grandes personalidades retratadas nos longas, uma constelação de atores aparece nos DVDs, muito deles ganhadores de estatuetas no Oscar.

O time tem Henry Fonda, Anthony Hopkins, Bette Davis, Alain Delon, Marlon Brando, Jean Seberg, Orson Welles, Marlene Dietrich e Katharine Hepburn.

*

À VENDA

Os dois primeiros volumes da Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema estão neste domingo (7) nas bancas, abrindo a série de 28 livros-DVDs com uma oferta especial: na compra do primeiro, o segundo é gratuito.

Nas próximas semanas, até fevereiro, a coleção apresentará grandes filmes que destacam homens e mulheres que deixaram sua marca na história da humanidade.

Cada volume reúne em livro a biografia da personalidade retratada, cronologia da época e apresentação do filme, do elenco e do diretor, além de fotos da produção.

Já estão disponíveis na bancas "Waterloo", com Rod Steiger no papel de Napoleão Bonaparte em sua última batalha, e "Oscar Wilde - O Primeiro Homem Moderno", no qual Stephen Fry interpreta o popular escritor britânico que foi perseguido no fim do século 19 e levado à prisão por sua homossexualidade.

Leia ao lado as condições oferecidas para a compra da coleção, oferecida completa ou comercializada em lotes e volumes avulsos.


Endereço da página: