Folha de S. Paulo


Clássico 'O Coração nas Trevas' faz reflexão sobre a crueldade

A história de "O Coração das Trevas", volume 19 da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura, nas bancas no dia 7/8, pode parecer familiar até para quem não leu o romance do escritor britânico Joseph Conrad (1857-1924).

Publicado em série na revista "Blackwood's" em 1899, e relançado em livro três anos depois, "O Coração das Trevas" mostra o capitão Charles Marlow percorrendo a África em um barco frágil, em busca do paradeiro de um certo Kurtz, chefe de grande posto de exploração de marfim que deixou de dar notícias a seus empregadores.

Cinéfilos percebem rápido que a trama inspirou o cineasta americano Francis Ford Coppola em sua obra "Apocalypse Now", que transferiu a história para o Cambodja. Marlon Brando tem sua última grande interpretação como Kurtz.

Conrad foi oficial da Marinha Mercante e viajou pelo interior do Congo em 1890, narrando em "O Coração das Trevas" a crueldade do colonialismo belga na região.

A maior parte das obras de Conrad traz personagens marinheiros, como o muito popular "Lord Jim", mas uma das mais lembradas é "Nostromo", que se passa numa cidade de mineiros.


Endereço da página: