Folha de S. Paulo


Roubada há sete anos, pintura de Salvador Dalí é encontrada

Duas obras, uma de Salvador Dalí e outra de Tamara de Lempicka, roubadas em 2009, foram encontradas, anunciou nesta quarta-feira (26) o detetive especializado em obras de arte, Arthur Brand.

Trata-se do quadro "Adolescência", de 1941, e da obra "A Musicista", de 1929, respectivamente, indicou Brand em sua conta no Twitter.

Reprodução/Twitter/brand_arthur
Obra de Salvador Dalí é encontrada sete anos após roubo na HolandaCrime em 2009 também envolveu quadro da polonesa Tamara de Lempicka.Grupo criminoso recebeu pinturas após troca e decidiu entregar à polícia.
Pintura "Adolescência", de Salvador Dalí, é encontrada sete anos após roubo na Holanda. Crime também envolveu o quadro "A Musicista", da polonesa Tamara de Lempicka.

Ambas as pinturas foram roubadas em maio de 2009, em plena luz do dia, do museu Scheringa, em Spanbroek, no norte da Holanda.

Homens encapuzados invadiram o museu e ameaçaram funcionários e visitantes com uma arma antes de roubarem as duas obras e fugirem em poucos minutos.

Os dois quadros caíram nas mãos de um grupo criminoso na forma de moeda de troca. Foi o mesmo grupo que contactou o detetive através de um intermediário, explicou o investigador ao jornal holandês De Telegraf.

"A organização não queria ser culpada pela destruição ou revenda de obras de arte", disse Brand, acrescentando que as pinturas roubadas são muitas vezes utilizadas como garantia em operações entre grupos criminosos.

O detetive entregou as pinturas em bom estado a um investigador da Scotland Yard, em contato com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade não foi revelada.


Endereço da página: