Folha de S. Paulo


Criador de cobra Judite da Record teve boyband e nadou na banheira do Gugu

A alma da cobra de pelúcia Judite, mascote do quadro diário "A Hora da Venenosa" (Record), serpenteia pelos bastidores da televisão brasileira desde 1987.

Foi quando seu animador, o produtor Marcos Paulo, bateu à porta do SBT procurando emprego. Era então um adolescente de 13 anos "fascinado pela TV" e com pretensões artísticas desde que assistiu a um show do cantor Paulo Sérgio (1944-1980) no circo e pediu que a mãe lhe comprasse um violão —indisciplinado, jamais se deu bem com as lições musicais.

"Preenchi uma fichinha e me chamaram para o programa 'Cocktail'", ele conta, lembrando os tempos em que estreou como um "faz-tudo" no antológico show de Luiz Carlos Miele. Nele, modelos se misturavam em uma "salada de frutas" em que se despiam durante um jogo de adivinhação.

Veja trecho do programa 'Cocktail'

Marquinhos, como é chamado pelos colegas nos bastidores, tem 42 anos disfarçados pela jovialidade de seu rosto sardento e do cabelo, disciplinado em um ligeiro topete.

A cobra Judite foi criada nos bastidores do SBT. Seu talento para tornar os assuntos lúdicos —elogiado pelo âncora do "Balanço Geral" e de sua "Hora da Venenosa", Reinaldo Gottino— veio da emissora de Silvio Santos, onde aprendeu que televisão deve ser, sobretudo, visual. Lá, produziria ainda o "Fantasia", competição em que telespectadores podiam telefonar e participar de gincanas com Carla Perez, e o "Qual É a Música?", ambos nos anos 1990.

"Fuçadeiro", o produtor garimpa diariamente os baús da cenografia da Record atrás de utensílios que combinem com as pautas "Balanço": de bicicletas a milhos de isopor gigantes. "Sempre fui da pá virada", admite, sorridente.

Em uma dessas, em 2012, encontrou a pelúcia posteriormente batizada de Judite por Geraldo Luís, então apresentador do telejornal vespertino. "Sempre fui criando para o palco. Quando vi ela jogada [no acervo], pensei: 'Da hora. Vou levar a cobrinha."

Jorge Araújo - 6.dez.2015/Folhapress
SAO PAULO SP Brasil 06 12 2015 Geraldo Luis, apresentador do Domingo show na rede Record no ultimo domingo dia 6 Geraldo que tem batido o ibope da Globo aos domingos. Antes,ILUSTRADA Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
À dir., com Geraldo Luis no "Domingo Show"

A ideia do mascote agradou a Geraldo Luís, a quem Marquinhos acompanha até hoje. Aos domingos, dá expediente no cenário do "Domingo Show", vestindo a carapuça da Morte: uma máscara do personagem Pânico, uma túnica preta e uma peruca.

Nem só de disfarces, porém, é a trajetória artística do produtor. Nos anos 1990, Marquinhos tingiu os cabelos de loiro para integrar a boyband Boomerang, formada na esteira do sucesso dos conjuntos Dominó e Polegar. Chegou a lançar um disco e a participar da "Banheira do Gugu", em que diz ter mergulhado à caça de sabonetes com a modelo Luiza Ambiel.


Endereço da página:

Links no texto: