Folha de S. Paulo


Ex-integrante do grupo As Frenéticas morre no Rio

Paulo Kawall/Reproducao/Facebook
As integrantes do grupo As Frenéticas; ao fundo, Lidoka com o braço esquerdo levantado
As integrantes do grupo As Frenéticas; ao fundo, Lidoka com o braço esquerdo levantado

A ex-integrante das Frenéticas Lidoka morreu na noite desta sexta (22), aos 66 anos, no Rio de Janeiro. Seu nome verdadeiro era Maria Lídia Martuscelli.

A informação foi postada por volta das 7h em uma rede social por Igor Machado, filho da cantora.

Segundo o filho, Lidoka, que enfrentava um câncer havia dez anos, estava acompanhada de um enfermeiro.

Nas redes sociais, a cantora defendia o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como a "pílula do câncer". Em março, escreveu: "Todos já sabem que a Fosfo pode salvar muitas vidas".

A trajetória do grupo que fez sucesso nos anos 70 começou quando o jornalista Nelson Motta foi contratado para iniciar um trabalho diferente na boate The Frenetic Dancin" Days Discothèque. Ele reuniu seis garotas (Sandra, Leiloca, Lidoka, Dudu, Edir e Regina) para serem garçonetes e fazerem performances. As Frenéticas só viraram um grupo após o fim da casa, com a febre disco music.

Entre os hits lançados pelas Frenéticas estão "Dancin' Days" e "Perigosa".

Reprodução/Facebook
Lidoka, ex-integrante das Frenéticas, em foto postada em 2012
Lidoka, ex-integrante das Frenéticas, em foto postada em 2012

REPERCUSSÃO

Leiloca, ex-companheira de grupo, lamentou a morte também em post em rede social: "Lidoka, taurina, guerreira, divertida, sua luta não foi em vão. Agora acabaram-se as limitações e você pode voar".

A cantora Angela Ro Ro publicou vídeo de "Dancin' Days" em homenagem e se despediu com "Lidoka amada! Simboliza a Força da Mulher em sua Alegria e Amor! Querida amiga pela eternidade em Paz!".

Clipe de 1978

O ex-Mutante Arnaldo Baptista também lamentou a morte da cantora nas redes sociais. "RIP" (descanse em paz), postou o músico, junto com a imagem de uma borboleta voando.

Preta Gil escreveu sobre Lidoka, no Instagram. "Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia entre nessa festa" obrigada por todos os ensinamentos, pelas aulas de ballet de matemática, musa inspiradora da minha vida!! Descanse em Paz Lidoka!!!"

Vanessa da Mata também chamou Lidoka de "musa".

Vanessa da Mata


Endereço da página:

Links no texto: