Folha de S. Paulo


CRÍTICA LIVRO/NOVELA

Intérprete do inquietante, Schweblin ousa em novela

Divulgação
A escritora argentina Samanta Schweblin <M> ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***</M>
A escritora argentina Samanta Schweblin

Novas intérpretes do inquietante têm surgido na literatura de língua espanhola, em grande parte mulheres. Herdeiras de Silvina Ocampo e Clarice Lispector (e como influência não é algo necessariamente permeado pela questão de gênero: de Borges, Bioy e Cortázar), autoras mexicanas como Guadalupe Nettel e Daniela Tarazona ou argentinas como Mariana Enríquez e Samanta Schweblin não apenas se apropriam da longa tradição do fantástico, mas a reinventam.

A estreia de Schweblin no relato longo comprova porque ela, dentre as citadas, é a mais ousada formalmente. "Distância de Resgate" é composta somente por diálogos, e sua brevidade (144 páginas na edição brasileira, 124 na original) não a torna menos complexa.

Ao eliminar cenário e descrição, a extrema condensação da novela responsabiliza o leitor a contribuir com sua imaginação. Em entrevista, Schweblin já afirmou corretamente que a parte do escritor corresponde apenas a 50% do trabalho.

Em comum com suas contemporâneas, além da predileção pela narrativa curta, está o interesse pelo absurdo mundo atual.

Se em Mariana Enríquez a ditadura argentina e seus desaparecidos políticos ressurgem em tramas do gênero "gore", "Distância de Resgate" opera um tema ancestral (o medo materno de perder a cria —a expressão que dá título ao livro seria o cálculo inconsciente da "distância variável" que separa a mãe de um filho), adicionando envenenamentos por agrotóxicos em uma região dos pampas tomada pela monocultura.

Distância De Resgate
Samanta Schweblin
l
Comprar

Aos poucos, conforme se avança na leitura, sabemos que Amanda conversa com David, filho de Carla, um menino que se intoxicou. Ela está à procura de Nina, sua filha, e ele tenta orientá-la a respeito do instante crucial, "o ponto exato onde nascem os vermes".

Sabe-se apenas que o garoto foi contaminado letalmente, que Amanda está à beira da morte, e pouco mais. O suor despendido pelo leitor não será gerado apenas pelo labor imaginativo, mas pela tensão.

DISTÂNCIA DE RESGATE
AUTORA Samanta Schweblin
TRADUÇÃO Ivone Benedetti
EDITORA Record
QUANTO R$ 34,90 (144 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: