Folha de S. Paulo


Crítica

Cheio de efeitos, 'Tarzan' é sinal da crise criativa de Hollywood

Um dos sinais mais evidentes da crise criativa de Hollywood é que quase toda produção de grande orçamento deve ser filme de ação.

É o que acontece com "A Lenda de Tarzan", longa dirigido por David Yates que retoma o personagem em um momento em que ele já está habituado a uma vida, digamos, civilizada, em Londres no final do século 19.

Divulgação
Celebridades 18.07.2016 - Alexander Skarsgard e Margo Robbie em cena de
Alexander Skarsgard e Margo Robbie em cena de "A Lenda de Tarzan"

Uma missão leva Tarzan –aliás, John Clayton (Alexander Skarsgård)– de volta ao Congo, onde ele vai enfrentar um antigo inimigo de uma tribo, e a ganância de colonizadores belgas e do atravessador inescrupuloso Leon Rom (Christoph Waltz).

Sua mulher, Jane (Margot Robbie), o acompanha, além do americano George Washington Williams (Samuel L. Jackson, mais uma vez dominando o filme), uma espécie de instância mediadora.

Quando Edgar Rice Burroughs criou o personagem no início do século 20, não imaginava que um dia sua cria se transformaria em um super-herói capaz de fazer coisas que só podem ser mostradas com uso de efeitos especiais.

No cerne da história, o mesmo confronto entre o selvagem e o civilizado. Aqui, o selvagem na verdade é muito mais civilizado do que aquele que se apresenta como tal. Essa operação é realizada de maneira óbvia. Sabemos de antemão o que vai acontecer, não apenas pelo que conhecemos do personagem, mas pelo próprio desenvolvimento narrativo.

David Yates foi alçado ao primeiro escalão hollywoodiano com "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007), dirigindo depois mais três longas da franquia. Em "A Lenda de Tarzan", ele continua dependente dos efeitos especiais, embora seja possível notar, em algumas cenas mais dramáticas, que pode fazer melhor fora do blockbuster.

A LENDA DE TARZAN (The Legend of Tarzan)
DIREÇÃO David Yates
ELENCO Alexander Skarsgård, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson
PRODUÇÃO EUA, 2016, 12 anos
QUANDO Em cartaz
AVALIAÇÃO Regular


Endereço da página: