Folha de S. Paulo


Crítica

'Entre Idas e Vindas' viaja bem entre riso, choro e romance

"Entre Idas e Vindas" parece filme argentino, e isto é um elogio. Porque existe um tipo de produção que o país vizinho sabe fazer muito bem. É contar uma boa história sem as amarras de pertencer a um gênero definitivo. Com drama, romance e comédia misturados. Difícil de rotular.

Divulgação
Cena do filme Entre idas e vindas [Brasil, 2015], de José Eduardo Belmonte (Imagem). Gênero: comédia. Elenco: Ingrid Guimarães, Alice Braga, Fabio Assunção ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fabio Assunção e Ingrid Guimarães são o casal Afonso e Amanda em 'Entre Idas e Vindas'

Há uma saída esperta para classificar o longa de José Eduardo Belmonte: trata-se de um "road movie". Toda a ação se passa em estradas, na trama em que quatro atendentes de telemarketing passando férias em um trailer dão carona a um homem e seu filho, cujo carro quebrou.

Amanda, "motorista" que tem grande ascendência sobre as amigas, é a personagem de Ingrid Guimarães, aqui num registro bem diferente das comédias rasgadas com as quais costuma levar aos cinemas uma média de 4 milhões de espectadores.

"Entre Idas e Vindas" não arranca gargalhadas, mas distribui sorrisos na plateia. Amanda esconde algum problema de seu passado, mas agora foca sua atenção em Sandra (Alice Braga), que, com casamento marcado, descobre a traição do noivo.

Outra metade do quarteto, Rosanne Mullholand e Caroline Abras, radiantes, carregam o humor leve do roteiro.

Voltando a fazer a comparação canhestra com filme argentino, alguém poderia até imaginar Ricardo Darín no papel do angustiado Afonso, que leva o filho para rever a mãe que os deixou há anos.

Mas não vale a pena, porque Fabio Assunção tem uma ótima atuação, lidando com o personagem mais complexo do filme. Como o pré-adolescente Benedito, seu filho João Assunção se sai bem.

Afonso e Amanda têm contas para acertar com seus fantasmas pessoais, enquanto tentam estabelecer uma relação. Fazem isso num roteiro sensível e engraçado, defendido com desenvoltura por um elenco homogêneo.

"Entre Idas e Vindas" é como a vida de todo mundo, com momentos certos para rir, chorar ou se apaixonar.

ENTRE IDAS E VINDAS
DIREÇÃO José Eduardo Belmonte
ELENCO Ingrid Guimarães, Fabio Assunção, Alice Braga
PRODUÇÃO Brasil, 2016, 12 anos
QUANDO Em cartaz
AVALIAÇÃO Muito bom


Endereço da página: