Folha de S. Paulo


Morre Garry Marshall, diretor de 'Uma Linda Mulher'

Fred Prouser/REUTERS
Morre Garry Marshall, diretor de 'Uma Linda Mulher'

Morreu nesta terça-feira (19), aos 81 anos, o diretor e roteirista Garry Marshall.

De acordo com a assessora Michelle Bega, Marshall morreu em um hospital em Burbank, na Califórnia, devido a complicações de uma pneumonia e de um derrame.

Entre os maiores sucessos da carreira de Marshall estão os filmes "Uma Linda Mulher", "Noiva em Fuga" e "O Diário da Princesa".

Em depoimento à publicação norte-americana "People", o ator Richard Gere, que estrelou alguns clássicos do cineasta nos anos 1990, disse: "Garry certamente foi uma daquelas pessoas verdadeiramente importantes que alguém pode conhecer em toda sua vida. (...) Ele foi um mentor, um líder de torcida e um dos homens mais divertidos que já viveu. Ele tinha um coração de ouro puro e uma alma cheia de travessuras.".

Marshall iniciou sua carreira nos anos 1960, escrevendo roteiros para séries como "Make Room for Daddy" e "The Lucy Show".

Ficou reconhecido como mestre da comédia ao criar as clássicas séries de TV dos anos 1970 "Happy Days", "Laverne & Shirley" e "Mork e Mindy", pelas quais foi indicado a uma dezena de prêmios, incluindo cinco indicações ao Emmy do Primetime.

Seu último trabalho como cineasta foi a direção do longa-metragem "O Maior Amor do Mundo", lançado neste ano com Jennifer Aniston, Kate Hudson e Julia Roberts, que reencontrou pela quarta vez em sua carrreira, no elenco.

Irmão da atriz Penny Marshall, ele formou-se em jornalismo na Universidade de Northwestern e chegou a trabalhar no jornal "New York Daily News", mas abandonou o jornalismo para se dedicar à carreira de roteirista na década de 1960.


Endereço da página: