Folha de S. Paulo


Drama no CCBB retrata encontro de ex-detentas e 'confinamento afetivo'

Lenise Pinheiro/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil. Data 12-07-2016. Espetaculo Noites sem Fim. Atrizes Fernanda Cunha (esq) e Angela Figueiredo. Teatro Centro Cultural Banco do Brasil. Foto Lenise Pinheiro/Foilhapress
As atrizes Fernanda Cunha (esq.) e Angela Figueiredo durante 'Noites sem Fim'

"Qual é a sensação de matar alguém?" Quem faz a pergunta é Marie, personagem da peça "Noites Sem Fim" ("This Wide Night"), texto britânico que estreia no Centro Cultural Banco do Brasil com direção de Marco Antônio Pâmio.

Matar "foi fácil", responde Lorraine, mulher de meia idade viciada em tranquilizantes, com quem Marie dividiu cela antes de deixar a prisão.

O drama escrito pela jovem inglesa Chloë Moss retrata o reencontro das duas ex-presidiárias, só que surpreendentemente pouco será dito sobre o passado delas.

Lorraine cumpriu pena por assassinato, como revelado na questão acima. Mas o espectador não saberá quem ela matou, por exemplo.

De Marie haverá ainda menos dados. Talvez ela tenha se envolvido com tráfico de drogas —há, nos diálogos, apenas pistas sobre a razão de sua condenação.

Pâmio diz que "completar informações ausentes é um problema a ser resolvido pelas atrizes", conta Fernanda Cunha, que interpreta Marie. "Para fazer essas personagens, a gente precisou criar na nossa cabeça um subtexto, uma história que não está explícita. Sem ela, a cena fica fraca", explica.

Ao dedicar-se ao período em que as personagens estão fora da cadeia, diz Pâmio, a peça também expõe um paradoxo. Em liberdade, as personagens descobrem que os familiares e os amigos se afastaram, e o diretor vê na peça o retrato de "uma espécie de confinamento afetivo".

De essência psicológica, a peça estreou em Londres em 2008 e foi escrita sob a encomenda de uma entidade que ensina teatro a prisioneiras na Inglaterra. Para criar o texto, Moss conviveu por três meses com mulheres condenadas a uma presídio em Rochester, cidade localizada a 50 km de Londres.

Depois de estrear no circuito comercial, o espetáculo rodou por prisões femininas, e a ideia é fazer um projeto similar no Brasil, diz Cunha.

A produção da peça diz que foi fechada uma parceria com a Secretaria de Segurança do Estado. A turnê deve ser realizada depois das temporadas no CCBB de São Paulo e na sede da instituição no Rio de Janeiro.

Com cenário de Cássio Brasil e trilha sonora assinada por Branco Mello e Ricardo Severo, "Noites Sem Fim" é o segundo projeto de Cunha em parceria com Angela Figueiredo (que faz Lorraine).

Em 2014, elas estiveram juntas na peça "As Moças: O Último Beijo", texto de Isabel Câmara com direção de André Garolli.

NOITES SEM FIM
ONDE Centro Cultural Banco do Brasil, r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651
QUANDO seg. a sáb., às 20h (não há espetáculo às terças); dom., às 19h; até 31/7
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: