Folha de S. Paulo


Situação na Turquia atrapalha votação de Pampulha como patrimônio global

Na Turquia para acompanhar a votação do conjunto modernista da Pampulha, em Belo Horizonte, como patrimônio mundial da humanidade, que seria decidido numa reunião da Unesco em Istambul neste sábado (16), a comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi pega de surpresa com a tentativa de um golpe de Estado na Turquia.

Também está na cidade turca o ministro da Cultura, Marcelo Calero, entre outros funcionários do Iphan e do Ministério da Cultura. De acordo com o MinC, eles estão impedidos de deixar os hotéis onde estão hospedados em Istambul.

"Estávamos a dois passos da votação. Acho que não vai ter nada, porque está tudo fechado, os aeroportos fechados", disse Célia Corsino, superintendente do Iphan em Minas Gerais, à Folha, por telefone de Istambul. "Quem está dando suporte é o departamento de assuntos culturais do Itamaraty. Tudo está sendo monitorado. Tem uns dez brasileiros do Itamaraty nessa reunião."

As Forças Armadas da Turquia anunciaram nesta sexta-feira (15) que passaram a controlar o governo, em golpe de Estado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, que pediu a seus seguidores que desafiem os militares.

O anúncio é feito depois que os militares fecharam acessos à capital Ancara e a Istambul, interromperam o tráfego aéreo nas duas cidades e tomaram o controle de prédios do governo e dos meios de comunicação estatais.


Endereço da página: