Folha de S. Paulo


Ignácio de Loyola Brandão vence prêmio da ABL por conjunto da obra

Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO/SP-BRASIL,29/05/13 - Ignacio de Loyola Brandao no Lançamento do livro
O romancista Ignácio de Loyola Brandão, laureado pela ABL

O romancista Ignácio de Loyola Brandão, 79, foi anunciado nesta quinta-feira (7) como o vencedor do prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras a um escritor pelo conjunto da obra desde 1941.

O autor de "Não Verás País Nenhum" receberá diploma e gratificação de R$ 300 mil no Salão Nobre do Petit Trianon, em 20 de julho, quando a ABL celebra 119 anos de fundação.

O prêmio outorgado a Brandão marca a reformulação das gratificações da Academia, que até 2015 concedia prêmios nas áreas de poesia, ficção, ensaio, literatura infanto-juvenil, tradução, cinema e história e ciências sociais.

A partir deste ano, o Machado de Assis se torna a única premiação da ABL, intercalando as áreas de literatura e de humanas. Segundo o acadêmico Domício Proença Filho, a reformulação objetiva "conceder à láurea maior representatividade e relevância".

O processo para a escolha do vencedor do Machado de Assis passa primeiro por uma lista tríplice, entregue pelos acadêmicos. Consideram-se, então, os nomes mais votados, e é criada uma nova lista, apresentada ao plenário em ordem alfabética, a partir da qual o ganhador é eleito por votação secreta.


Endereço da página: