Folha de S. Paulo


Pixies volta com novo álbum e anuncia turnê com baixista argentina

Sebastien Bozon - 4.jul.2014/AFP
A banda Pixies em show no festival Eurockeennes, na França, em 2014
A banda Pixies em show no festival Eurockeennes, na França, em 2014

Pioneiros do rock alternativo, a banda Pixies liberou nesta quarta-feira (6) uma nova música e anunciou o próximo álbum, o segundo desde que o influente grupo voltou à ativa.

"Head Carrier", que será lançado em 30 de setembro, será seguido por uma turnê na Europa, onde a banda de Boston inicialmente aproveitou a grande quantidade de fãs, maior do que nos Estados Unidos.

O grupo comandado por Black Francis já divulgou a faixa "Um Chagga Lagga" —um retorno à marca de rock surfista com um ritmo rápido de guitarra e bateria.

Ouça no deezer

"Head Carrier" é o sexto álbum dos Pixies, que ficaram em hiato desde o início dos anos 1990.

A banda se reuniu em 2004, mas foram necessários mais de 10 anos até o grupo lançar um álbum, "Indie Cindy", em 2014.

"Head Carrier", que foi gravado em Londres, será o primeiro disco com a baixista argentina Paz Lenchantin como membro efetivo da banda.

Ela tinha substituído provisoriamente Kim Deal —também conhecida por sua banda The Breeders—, que abandonou o grupo em 2013, após anos de confrontos com Francis.

O Pixies tornou-se uma sensação do indie rock no final dos anos 1980, quando misturou som distorcido de guitarra e lirismo, tendo a música "Debaser" como ícone, inspirada no filme surrealista "Um Cão Andaluz", de Salvador Dalí.

Um som "à beira do agressivo" e o senso artístico se tornaram a maior influência de roqueiros alternativos, como a banda Nirvana, que entrou na cena musical em uma direção menos dominante no início dos anos 1990.


Endereço da página: