Folha de S. Paulo


Coleção Cozinhas do Mundo traz os sabores da culinária tailandesa

Divulgação

No próximo domingo (10), é a vez das receitas da Tailândia chegarem até o leitor pela Coleção Folha Cozinhas do Mundo (R$18,90 cada volume). A cozinha tailandesa apresenta uma analogia com um mosaico, pois possui uma grande variedade de elementos que, compostos com harmonia, obtêm um resultado original.

As peças dessa mistura gastronômica são a expressão das zonas geográficas em que o país se divide naturalmente. Cada uma delas possui aspectos históricos e culturais distintos, que se refletem nos seus ingredientes e no modo de prepará-los.

O norte da Tailândia permaneceu isolado até o início do século 20 e, por essa razão, possui alguns costumes exclusivos como o de preparar o curry –uma espécie de cozido de carnes e/ou vegetais– sem leite de coco.

A culinária do nordeste exibe influências dos países vizinhos Laos e Camboja. Dessa região, que é quase totalmente rural, vêm os pratos mais exóticos da cozinha nacional. Em geral, eles são ácidos e picantes, como a salada de papaia verde.

Nas planícies centrais perto de Bancoc, planta-se o arroz jasmim, usado na maior parte dos pratos do país. O local também é o maior produtor de frutas como a manga, a goiaba, o durião e o rambutão.

O sul da Tailândia, por sua vez, contribui com um ingrediente-chave para culinária nacional: o peixe. Além disso, nessa área há uma grande comunidade muçulmana e influências da Malásia, Indonésia e Índia.

O sexto volume da Coleção Folha Cozinhas do Mundo possibilita que o leitor viaje por esse incrível país asiático por meio de receitas deliciosas e fáceis de preparar.


Endereço da página: