Folha de S. Paulo


Coleção Folha apresenta riqueza da culinária tailandesa em novo volume

O sexto volume da Coleção Folha Cozinhas do Mundo (R$18,90 cada um) chega às bancas no próximo domingo (10), com toda a riqueza da exótica culinária tailandesa.

Terra de templos dourados, praias paradisíacas e palácios reais, a Tailândia é um país heterogêneo e cheio de tradição. Cada uma de suas zonas geográficas possui aspectos históricos e culturais distintos, que se refletem nos ingredientes usados na cozinha e no modo de prepará-los.

O norte, por exemplo, é uma região de conflitos históricos e permaneceu isolado até a construção de uma ferrovia, em 1921. Por isso, manteve costumes exclusivos como o arroz glutinoso e o curry preparado sem leite de coco.

Divulgação

O nordeste possui influências do Laos e do Camboja. De lá vêm a deliciosa salada de papaia verde e outras receitas mais polêmicas, feitas com iguarias como lagartixas, gafanhotos, besouros e grilos.

As planícies centrais são importantíssimas para a produção do arroz jasmim. Perfumado e levemente adocicado, ele é usado na maior parte dos pratos nacionais e até em sobremesas. O arroz doce tailandês, o "sticky rice mango", é preparado com coco e leva fatias de manga fresca. O doce –a felicidade dos turistas– é encontrado por toda a parte.

No sul do país, por ser a área mais cosmopolita, há grande influência da comunidade muçulmana e também de Malásia, Indonésia e Índia. Consequentemente, os pratos, muitos deles preparados com peixes locais, levam especiarias em grandes quantidades.

Na culinária da Tailândia, considera-se que um bom prato é resultado da combinação bem-sucedida entre os sabores doce, salgado, azedo, amargo e "umami" (gosto do tempero da Ajinomoto).

A pimenta também não pode faltar nas receitas tailandesas. A pimenta vermelha, picante e frutada, confere muita personalidade aos pratos, além de servir para embelezá-los, já que em seu processo de amadurecimento ela passa pelas colorações verde, vermelha e alaranjada.


Endereço da página: