Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Biografia de Nem já é obra de referência sobre morros cariocas

O sentido de uma história depende do ponto a partir do qual começamos a contá-la. É o que comprova "O Dono do Morro — Um Homem e a Batalha pelo Rio", do premiado jornalista britânico Misha Glenny. O livro está destinado a figurar –ao lado de "Cidade de Deus", de Paulo Lins, e "Cidade Partida", de Zuenir Ventura– em qualquer lista que selecione as obras de referência sobre seu tema.

A chave para entender sua importância está na palavra "tema", empregada aqui de modo propositalmente vago. O livro de Glenny é um "hub" cultural: uma narrativa polifônica, embora simples e sedutora, que integra circuitos diversos de conhecimento, imaginação e sensibilidade.

O texto é trabalhado com tamanha sutileza, contando com a tradução preciosa de Denise Bottman, que o leitor transita entre temas distintos e passa por reflexões de fôlego sem sobressaltos, deslizando em uma narrativa ágil, atraente e contínua.

Guto Maia - 10.nov.2011/News Free
RIO DE JANEIR.10 DE NOVEMBRO DE 2011- Ant¾¥nio Bonfim Lopes, conhecido como NEM da Rocinha, foi transferido da Pol¾-cia Federal no centro do RJ, para o pres¾-dio Bangu 1. Foto: Guto Maia / News Free *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Antônio Bonfim Lopes, conhecido como Nem, é transferido para o presídio de Bangu

O ponto de vista do observador nunca é omitido e tampouco neutraliza a distância necessária para que o testemunho do autor conviva em harmonia com o relato objetivo. Essas virtudes são fruto da consciência de Glenny sobre os imensos desafios de seu ofício, que exige a capacidade de experimentar a empatia com as pessoas mais diferentes e a faculdade de afastar-se delas, criticamente.

"O Dono do Morro" é uma biografia de Antôonio Francisco Bonfim Lopes, o mítico Nem. Hoje preso, liderou por muitos anos o tráfico na Rocinha, o mais próspero da cidade. O livro compõe um notável retrato da favela e, por extensão, do Rio de Janeiro.

Mais ainda, é a história do crime na cidade, pródiga em flashes sobre a economia transnacional da cocaína. Também não estaria errado quem lesse o trabalho de Glenny como um mapeamento dos tipos de poderes locais no Brasil contemporâneo –, um flagrante da interpenetração entre crime e política.

O Dono Do Morro
Misha Glenny
l
Comprar

Ou como uma reportagem sobre as formas com que o machismo brutal, as linguagens da violência e a barbárie do Estado se manifestaram nas últimas décadas, afetando sobretudo os segmentos sociais vulneráveis. Um prato cheio para pesquisadores e um repertório comovente de episódios dramáticos repletos de suspense para o público leitor.

Nessa rica variedade de temas, destaca-se a composição biográfica de Nem. Um primor de delicadeza e acuidade, mosaico de qualidades e contradições, um personagem hamletiano em busca de si mesmo no emaranhado da vida popular carioca.

O DONO DO MORRO - UM HOMEM E A BATALHA PELO RIO
AUTOR: MISHA GLENNY
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
QUANTO: R$ 54,90, 360 PÁGS

LUIZ EDUARDO SOARES é antropólogo, especialista em segurança pública e coautor do livro 'Elite da Tropa' (Objetiva)


Endereço da página:

Links no texto: