Folha de S. Paulo


Ator de teatro estreia em direção e dramaturgia com ladainha absurda

Um leão fugiu do circo. "Acabou de fugir ou fugiu de fato?", indaga um. "Que importa?", replica o outro, ao que continua, entristecido: "Pobre do leão, solto nessa selva de animais bípedes".

O fato um tanto absurdo é o que guia a peça, de título tão absurdo, "Pequena Ladainha Anti-Dramática para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes...".

Primeira direção e dramaturgia do ator Chico Carvalho, a montagem estreia nesta sexta (24), no Club Noir, e depois segue temporada nos teatros Cacilda Becker (19 a 28/8) e Alfredo Mesquita (2 a 11/9).

Julia Armentano/Divulgação
Ana Junqueira, Daniela Theller e Sarah Moreira em cena de
Ana Junqueira (esq.), Daniela Theller (centro) e Sarah Moreira em cena da peça 'Pequena Ladainha'

A história do felino retorna nos diálogos de três casais, interpretados pelas atrizes Ana Junqueira, Daniela Theller, Sarah Moreira.

São falas e atuações pouco realistas, que perpassam a ideia de repetição. É como uma reza, a tal ladainha do título, explica Carvalho. "Repetir é absolutamente humano", diz o diretor, referindo-se aos afazeres do dia a dia.

Assim, vê-se na peça um mosaico de cenas. As atrizes por vezes cumprem o papel de mestres de cerimônia, apresentando o absurdo desse circo da vida cotidiana.

Com o intuito de ampliar a ideia de claustro do tempo (sempre repetido) para o espaço, o cenário, composto de algumas cadeiras e poucos objetos, remete a uma jaula.

Carvalho, que sempre trabalhou como ator (venceu o Pêmio Shell 2013 por sua atuação no papel-título de "Ricardo 3º"), diz que o interesse pela direção veio do apego pela dramaturgia.

Para conceber o texto, muito inspirado pela obra do austríaco Thomas Bernhard (1931-1989), apresentou ao elenco um único parágrafo, em que o tal leão fugia do circo.

Dali foram surgindo as situações absurdas, encaixadas na dramaturgia como peças de um quebra-cabeça, mas que também são descoladas de tempos em tempos. "A gente muda diariamente o texto", conta o diretor.

Com o elenco, que conheceu em 2009, quando ministrava aulas no curso de teatro da escola Célia Helena, Carvalho forma agora um coletivo, a Cia do Bife. A ideia é criar uma série de "ladainhas". A próxima peça deve partir dos clichês de romances policiais.

PEQUENA LADAINHA
QUANDO sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h; até 17/7
ONDE Club Noir, r. Augusta, 331, tel. (11) 2309-7271
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: