Folha de S. Paulo


Uruguaio 'Clever' vence o Cine Ceará; Julio Andrade é eleito melhor ator

Divulgação
Cena do filme uruguaio Clever. Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cena do filme uruguaio 'Clever', vencedor do Cine Ceará

O longa uruguaio "Clever", dos estreantes Federico Borgia e Guilhermo Madeiro, ganhou a mostra competitiva da 26ª edição do Cine Ceará.

A premiação do festival aconteceu na noite desta quarta (22), no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

O filme, uma comédia, conta a história de Clever (hugo Piccinini), um homem divorciado aficionado por artes marciais e carros antigos. Ele é tão fã de Bruce Lee que batizou seu filho de Bruce. O protagonista viaja até uma cidadezinha para achar um artista que consiga customizar seu carro.

A produção brinca com a infantilização do mundo adulto masculino, já que Clever "regride" à juventude logo após se separar. O filme também levou o troféu de melhor trilha sonora.

Os prêmios de melhor diretor e ator ficaram com o brasileiro "Maresia", estreia do cineasta Marcos Guttmann em ficção. O ator Julio Andrade, que faz dois personagens no longa, foi escolhido o melhor intérprete da competição.

Na categoria roteiro e montagem, o Troféu Mucuripe ficou com o documentário "Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil", de Belisário Franca. O diretor assina o roteiro com Bianca Lenti.
O longa fala de crianças que foram escravizadas na fazenda de uma rica família do interior de São Paulo, simpatizante do nazismo, durante o Estado Novo.


Endereço da página:

Links no texto: