Folha de S. Paulo


Secretário da Cultura de SP, Marcelo Araújo vai presidir o Ibram no MinC

Bruno Poletti/Folhapress
O secretário de Cultura Marcelo Araújo
O secretário de Cultura Marcelo Araújo

Marcelo Araújo, secretário estadual da Cultura em São Paulo, acaba de ser nomeado para presidir o Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura responsável por políticas públicas para o setor. Ele foi escolhido pelo ministro da Cultura do governo interino, Marcelo Calero.

Antes de comandar a pasta paulista da área, Araújo foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É conhecido no meio artístico e respeitado por mudanças que realizou na Pinacoteca, hoje considerado um dos melhores e mais robustos museus do país.

Ele também é um defensor notório das organizações sociais, o modelo de gestão adotado primeiro por museus paulistas pelo qual entidades privadas recebem fundos públicos para administrar museus, eliminando burocracias que costumam engessar instituições públicas. Sua nomeação foi antecipada pelo jornal "O Globo".

"Marcelo Araújo é um servidor de carreira do Ibram, e isso está dentro da nossa estratégia de nomear servidores de carreira para postos estratégicos. Também é um dos museólogos mais respeitados do Brasil", afirma Calero. "É uma valorização que estamos fazendo do Ibram."

No Ibram, Araújo substitui Carlos Roberto Ferreira Brandão, que deixou a presidência do órgão federal para se candidatar à direção do Museu de Arte Contemporânea da USP.


Endereço da página: