Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Como Eu Era Antes de Você' supera a banalidade do romance

Trailer

Nem alegria nem tristeza. Nem ternura nem enfado. A principal sensação suscitada por "Como Eu Era Antes de Você" é a de déjà-vu.

Baseado no best-seller da inglesa Jojo Moyes e roteirizado pela própria, o filme remete a muitos outros que vieram antes. Antes de tudo, "Intocáveis" (2011): Como no sucesso francês, temos um atlético milionário que fica tetraplégico e redescobre a alegria de viver com um cuidador de origem modesta e despreocupado com as convenções sociais.

A diferença básica é de gênero. Em "Como Eu Era Antes de Você", o cuidador é a humilde e encantadora Louisa Clark (Emilia Clarke). O tetraplégico é Will Traynor (Sam Claflin), indecentemente rico, atraente e amargo.

O que nos leva a um romance açucarado entre opostos. E, nesse sentido, há algo de "A Bela e a Fera" (1991), da Disney, em que a mocinha de coração puro afaz aflorar o lado nobre do príncipe decaído.

E existe um tanto de "Uma Linda Mulher" (1990), na qual o nobre cavalheiro retribui ensinando refinamento à plebeia de modos desleixados.

Até aí, tudo vai conforme o previsto. Mas, então, "Como Eu Era Antes de Você" começa a lembrar "Mar Adentro" (2004), referência bastante mais densa que as anteriores.

Como no filme espanhol, Will mantém sua vontade de cometer um suicídio assistido, com a ajuda dos pais.

Essa inesperada linha da trama afasta "Como Eu Era Antes de Você" do lugar-comum das comédias românticas e dos filmes de superação.

Em seu primeiro longa como diretora, Thea Sharrock chega a um bom equilíbrio entre conforto e coragem, entre a familiaridade dos filmes que lhe servem de referência e o material original providenciado pelo livro de Moyes.

E alcança uma boa química entre Claflin e Clarke –que consegue demonstrar sua versatilidade como atriz compondo uma desajeitada Louisa que em nada lembra poderosa rainha dos dragões da série "Game of Thrones".

Ao final de "Como Eu Era Antes de Você", a sensação de déjà-vu prevalece. Mas o desejo de abraçar um pouco de drama garante um espaço próprio ao filme em meio à banalidade média das comédias românticas.

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
DIREÇÃO Thea Sharrock
ELENCO Emilia Clarke, Sam Claflin
PRODUÇÃO Reino Unido, 2015, 12 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: