Folha de S. Paulo


'Aquarius', de Kleber Mendonça, leva principal prêmio do Festival de Sydney

Em sua jornada por festivais pelo mundo, "Aquarius", novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, levou neste domingo (19) o principal prêmio do Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.

A mostra premia anualmente longas por sua "coragem e audácia", segundo a organização. Também há competições de documentários, curtas-metragens e animações.

Um júri de cinco profissionais da indústria cinematográfica australiana e internacional selecionou "Aquarius" entre 12 concorrentes. A decisão foi unânime, disse o presidente da comissão, o produtor britânico Simon Field ao jornal "The Sydney Morning Herald".

"'Aquarius'" é uma declaração convincente e relevante sobre o Brasil contemporâneo e o poder de um indivíduo que defende o que acredita", afirmou.

No longa, Sonia Braga vive Clara, uma crítica de música aposentada e viúva às turras com uma construtora com planos de demolir o prédio em que ela vive.

Entre outras produções que ganharam o prêmio de melhor filme em Sydney, estão o canadense "Amores Imaginários" (2010), de Xavier Dolan, o belga "Dois Dias, Uma Noite" (2014), dos irmãos Dardenne, e o português "As Mil e Uma Noites" (2015), de Miguel Gomes.

"Uma honra e tanto para mim e toda a equipe", escreveu o diretor brasileiro em seu perfil no Facebook.

Em maio, "Aquarius" disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas perdeu o prêmio para "I, Daniel lake", de Ken Loach. Ganhou, no entanto, a simpatia da crítica internacional durante a mostra.

O longa tem estreia prevista para 1º de setembro no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: