Folha de S. Paulo


Alfredo Volpi surge em 'rascunhos' e pequenos formatos no MAM de SP

Conhecido principalmente pela parte mais imponente de sua produção, Alfredo Volpi (1896-1988) aparece em menores dimensões em exposição que começa nesta segunda-feira (20), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

"Volpi - Pequenos Formatos" reúne 74 peças raras, entre telas e desenhos sobre papel e azulejos, de 30x20 cm, em média. As obras menores eram, para o artista italiano radicado em São Paulo, uma espécie de preparação anterior à pintura de telas mais amplas.

Com abrangência que vai dos anos 1930 ao final da década de 70, a mostra faz um passeio cronológico pela linguagem do pintor. Primeiro, o período impressionista e os trabalhos da juventude, com cenas do cotidiano urbano, seguidas por paisagens marinhas e imagens religiosas e, mais tarde, as obras de caráter não figurativo e geometrizante —que incluem as famosas pinturas de casarios, fachadas arquitetônicas, bandeirinhas e ogivas.

Todas as obras são da coleção do engenheiro gaúcho Ladí Biezus, que conheceu Volpi e adquiriu pinturas de todas as fases da carreira do artista. A curadoria é da crítica de arte Aracy Amaral, com assistência do educador Paulo Portella Filho.

Entre as peças exibidas, destacam-se oito desenhos a grafite que, segundo o colecionador, eram rascunhos para outros quadros. "Ficava tão bom que as pessoas imploravam para comprar. Eu mesmo adquiri alguns no mercado, mas como eles foram feitos com lápis a grafite, infelizmente, o desenho se sublima", diz.

Há ainda quatro pinturas sobre azulejos que Volpi produziu, nos anos 40, para a Osirarte, empresa de azulejaria de Paulo Rossi Osir, que executava encomendas de arquitetos e artistas.

A mostra em São Paulo acontece simultaneamente a uma exposição aberta no último dia 11 na galeria Cecilia Brunson Projects, em Londres, que questiona o rótulo de naïf —mais intuitivo do que técnico, e não inserido no circuito tradicional— do artista.

No MAM, as obras de Volpi serão exibidas até 18 de dezembro. A entrada custa R$ 6 de segunda a sábado e é gratuita aos domingos.

VOLPI - PEQUENOS FORMATOS
QUANDO 20/6 a 18/12
ONDE MAM-SP, Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3), tel. (11) 5085-1300
QUANTO R$ 6 (grátis aos domingos)


Endereço da página:

Links no texto: