Folha de S. Paulo


Morre aos 82 anos Rubén Aguirre, o Professor Girafales de 'Chaves'

O ator mexicano Rubén Aguirre, famoso por interpretar o professor Girafales em "Chaves", morreu nesta sexta-feira (17), em Jalisco, no México, aos 82 anos, informou a Televisa, que produzia o seriado.

A causa da morte ainda não foi divulgada. De acordo com a "BBC", o estado de saúde de Aguirre, que sofria de diabetes, tinha se agravado nas últimas semanas. O funeral do ator será realizado no balneário de Puerto Vallarta, no México, onde morava.

"Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Édgar Vivar, o Senhor Barriga, em seu perfil no Twitter.

Aguirre tinha diabetes, controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. No final de 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Ele teve de abandonar os palcos e usar cadeira de rodas. Já Consuelo perdeu uma das pernas e precisou passar por quatro cirurgias.

Em junho, Aguirre publicou uma carta pedindo para a ANDA (Associação Nacional de Atores mexicana) custear seus tratamentos médicos.

Com título "E agora, quem poderá me defender?", uma referência ao personagem Chapolin, Rubén revelou que há dez anos lutava pelo direito de ter assistência médica, já que sempre contribuiu com as cotas estabelecidas pela associação. "Minhas forças se acabaram", disse o ator mexicano.

O desabafo comoveu o filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador e protagonista de "Chaves", Roberto Gómez Fernández, que chegou a oferecer ajuda financeira ao ex-colega do pai.

Em agosto de 2014, foi internado na capital do México com quadro de desidratação e anemia. Ele tomava medicamentos havia pelo menos duas décadas para controlar doenças renais e diabetes

Com idade avançada e problemas de saúde, tinha sido recomendado por médicos a viver ao nível do mar. Por causa disso, não ia à capital, Cidade do México, a 2.250 m de altitude, e nem viajava longas distâncias, o que o impedia de vir ao Brasil com frequência.

"Não temo a morte. Temo estar morrendo. Isso sim me dá muito medo", disse em entrevista à rede de TV hispânica Telemundo, em agosto do ano passado. Na época, afirmou que estava "razoavelmente bem".

AMIZADE COM BOLAÑOS

Aguirre nasceu em 1934 e, antes de se tornar ator, trabalhou como engenheiro agrônomo.

Sua carreira na TV começou no Canal 6 de Monterrey, onde foi locutor e participou de programas humorísticos. Nessa época, também interpretou um famoso palhaço da cidade, Pipo.

Pouco depois, estrelou o "El club de Shory", no Canal 8, ao lado de Carlos Villagrán e María Antonieta de las Nieves, que mais tarde reencontraria em "Chaves", como Quico e Chiquinha.

O começo promissor lhe colocou em contato com Bolaños. Aguirre foi um dos atores que por mais tempo o acompanharam na TV, e os dois se tornaram grandes amigos.

Com ele, trabalhou ainda nos seriados "El Cidadano Gómez", "Los Super Genios de la Mesa Cuadrada" e "Chapolin Colorado". Em "Chaves", que começou a ser exibido em 1971 no México, interpretou o galante professor, eterno pretendente da Dona Florinda.

Entre 1962 e 1970, trabalhou também como locutor de rádio narrador de touradas.

Em fevereiro de 2015, lançou sua autobiografia "Después de Usted" —o título é uma referência ao jargão de Girafales, "depois da senhora", dito várias vezes a Dona Florinda. O livro ainda não foi traduzido para o português

Aguirre deixa a mulher, sete filhos e 16 netos.


Endereço da página:

Links no texto: