Folha de S. Paulo


crítica

Não há narrativa péssima, mas falta brilho em livro de Silvestre

"Welcome to Copacabana" é o primeiro livro de contos de Edney Silvestre, escritor e jornalista que faturou, em 2010, os prêmios São Paulo e Jabuti de melhor romance com "Se Eu Fechar os Olhos Agora".

O título e o cenário principal deste novo livro fazem lembrar de "Copacabana Dreams" (2012), reunião de narrativas curtas da cearense Natércia Pontes. Se Natércia utiliza o humor e a irreverência, Edney Silvestre pouco aposta em fazer rir. Se ela domina (e brinca com) as formas breves, ele ainda não chegou lá. Dos maiores aos menores contos de "Welcome to Copacabana", grande parte segue um estilo parecido.

Quase todos os personagens criados pelo autor são solitários, errantes, desconectados. Presos a um passado que pode ser feliz ou trágico, se deixam afundar ou tentam nadar contra a corrente. Aqui e ali, surgem cenas de violência ou expressões de afeto.

Dividido em três partes, "Welcome to Copacabana" traz mais de uma cidade como palco das tramas. No conto que dá título ao livro, por exemplo, uma mulher de meia-idade fica viúva e se muda para um apartamento nada acolhedor. Melancólica, desiste do sonho de conhecer Paris. A personagem sai da inércia em dois momentos: ao dar um passeio na garupa de uma moto por Copacabana e ao receber uma proposta inesperada de uma vizinha. Os dois eventos estão conectados.

Se não há um conto péssimo em todo o livro, tampouco há algum especialmente bom. Numa mistura de erros e acertos, o que se sobressai é o meio-termo. Cansa, por exemplo, o cacoete do autor de utilizar frases curtas, e às vezes uma única palavra, em uma sequência de parágrafos. Os personagens não chegam a ser inconsistentes, mas fica a impressão de que suas particularidades não foram exploradas devidamente.

Pedro Carrilho - 22.jan.2011/Folhapress
O jornalista e escritor Edney Silvestre posa para foto em seu apartamento, no bairro do Leblon, no Rio
O jornalista e escritor Edney Silvestre posa para foto em seu apartamento, no bairro do Leblon, no Rio

Alguns contos se destacam. É o caso de "Madame K.", em que uma vidente astuta lista dicas para as colegas de profissão. "O Universo Não Vale o Teu Amor" –que traz um bom diálogo com o cinema– apresenta imagens interessantes e bem descritas, como a rua à noite depois de uma chuva ou um triste apartamento de solteiro.

"Pedro em Paestum" tem final inesperado, o que é próprio dos contos, e revela um autor mais próximo de explorar possibilidades do gênero.

Welcome To Copacabana & Outras Histórias
Edney Silvestre
l
Comprar

Alguns contos, como o que mostra um personagem que parece uma espécie de milagreiro, são frustrantes: começam bem (este surge como um dos melhores do livro), mas descambam para o lugar-comum ou a cafonice.

No fim das contas, falta a "Welcome to Copacabana" algum brilho. Se as narrativas são parecidas entre si, também são parecidas com o que se vê por aí –e não me refiro a "Copacabana Dreams", que carrega uma marca própria. No caso do livro de Edney Silvestre, porém, não há nada de novo no conto.

WELCOME TO COPACABANA
AUTOR: Edney Silvestre
EDITORA: Record
QUANTO: R$ 39,90 (352 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: