Folha de S. Paulo


Veja 10 curiosidades sobre Dickens, que completa 146 anos de morte

Divulgação
O escritor britânico Charles Dickens

Um dos principais nomes da literatura universal, Charles Dickens completa hoje 146 de morte. Ele foi o romancista britânico mais popular da era vitoriana, além de ter se tornado um dos grandes autores da escola realista —à qual pertencem escritores como Flaubert, Eça de Queiroz, Machado de Assis e Dostoiévski, por exemplo.

Seus clássicos, como "David Copperfield" e "Oliver Twist", foram traduzidos em todo o mundo a adaptados para o cinema inúmeras vezes. A Folha reuniu dez curiosidades sobre a biografia do escritor.

1.

Dickens, que chegou a pensar em ser ator, interpretava seus personagens na frente do espelho antes de escrever sobre eles.

2.

Os personagens que sofrem de epilepsia em sua obra —como Monk, em "Oliver Twist", e Guster, em "A Casa Soturna"— são inspirados na própria experiência do autor, que sofria com a doença.

3.

Uma escova de dentes do escritor foi vendida por US$ 9 mil (R$ 30 mil), em 2009, durante um leilão em Nova York.

4.

Uma das lendas sobre sua biografia diz que o autor dormia sempre voltado para o norte, por achar que isso estimulava a sua criatividade. Ele também escrevia voltado para a mesma direção.

5.

Aos 12 anos, Dickens trabalhou em uma fábrica de graxa de sapatos, depois que seu pai acabou preso por dívidas.

6.

O escritor pediu para ser enterrado em um cemitério pequeno, mas acabou sepultado na suntuosa Abadia de Westminster, na área dedicada aos poetas.

7.

Dickens era fascinado pela hipnose, que ele testava em sua mulher, filhos e amigos. Chegou a tratar uma mulher, chamada à época de Madame La Rue, que sofria de problemas de ansiedade —e afirmava ser perseguida por um espírito maligno.

8.

Aliás, o autor tinha um grande interesse no sobrenatural. Uma das lendas diz que ele chegou a participar de um grupo de intelectuais que estudava fenômenos paranormais.

9.

Em 1847, Dickens recebeu uma visita de Hans Christian Andersen, admirador da obra do amigo. Quando foi embora, Dickens escreveu no espelho: "Ele ficou neste quarto cinco noites, mas pareceram eras."

10.

Em junho de 1865, Dickens viajava com sua amante quando o trem em que estavam descarrilhou e ficou se equilibrando em uma ponte. A mulher e o autor sobreviveram, e ele ajudou a socorrer os feridos. Ele ainda voltou para o vagão a fim de salvar o manuscrito do romance "Nosso Amigo em Comum".


Endereço da página: