Folha de S. Paulo


crítica

Temática do casamento gay não exime filme do conservadorismo

assista ao trailer

Os casórios nos filmes já serviram para ridicularizar a riqueza e o ideal de normalidade ("Cerimônia de Casamento"), trazer afetos à tona ("O Casamento do Meu Melhor Amigo") e mostrar que casar pode não ser a melhor solução ("O Casamento de Muriel"), entre tantos exemplos.

"Casamento de Verdade" é um manual de etiqueta da modalidade mais recente de união, o casamento gay, para evitar gafes imperdoáveis, como o preconceitos. Outra função do filme é estimular os que ainda temem abrir o armário.

Jenny (Katherine Heigl) é a queridinha dos pais. Só não é mais perfeita porque, em vez de procurar um bom marido, ela prefere ficar com o das outras. Um dia, Jenny decide contar que a colega de quarto é, de fato, namorada e que elas decidiram se casar.

"O que os vizinhos vão dizer?" A pergunta do pai resume o espírito do filme. O problema são os outros. Jenny deixa de fazer a boa moça, a irmã assume que seu casamento hétero é uma farsa e os pais decidem que só a felicidade importa e todos vão ser felizes para sempre.

Divulgação
Katherine Heigl e Alexis Bledel em cena do filme 'Casamento de Verdade
Katherine Heigl e Alexis Bledel em cena do filme 'Casamento de Verdade'

O filme evita tratar questões mais insolúveis como desarticular preconceitos, ao mostrar que a assimilação se resolve com a normalização, o que quer dizer casar, reproduzir um modelo de ordem e parar de fazer barulho.

Por trás da ideia irrefutável de que todo mundo tem, no mínimo, direito à felicidade no amor, "Casamento de Verdade" dilui a problemática da diversidade a um dos tópicos.

O ideal que o filme difunde não deixa de ser útil em países como o Brasil, que ainda vê no casamento gay uma ameaça à "instituição". Essa representação progressista, no entanto, não o impede de ser tão conservador quanto as comédias de mais de meio século atrás, em que rebeldia se resolvia com marido e filhos.

CASAMENTO DE VERDADE
(Jenny's Wedding)
DIREÇÃO: Mary Agnes Donoghue
ELENCO: Katherine Heigl, Alexis Bledel
PRODUÇÃO: EUA, 2015, 12 anos
QUANDO: estreia nesta quinta (9)


Endereço da página:

Links no texto: