Folha de S. Paulo


Banda inglesa The Who virá ao Brasil em 2017 para shows em quatro cidades

Dave Allocca/Associated Press
ORG XMIT: NYET611 This image released by Starpix shows Roger Daltrey, left, and Pete Townshend of The Who performing at the 12-12-12 The Concert for Sandy Relief at Madison Square Garden in New York on Wednesday, Dec. 12, 2012. Proceeds from the show will be distributed through the Robin Hood Foundation. (AP Photo/Starpix, Dave Allocca)
Roger Daltrey (esq.) e Pete Townshend em show da banda de rock The Who em Nova York, em 2012

Não falta mais. The Who, a banda que criou a ópera-rock "Tommy", virá ao Brasil no ano que vem para shows em quatro cidades, entre março e abril. A turnê da banda inglesa deve ser oficialmente anunciada quando for resolvida uma questão estratégica: utilizar arenas para 20 mil pessoas ou apostar em estádios?

Projetando a discussão para São Paulo, trata-se de escolher entre Arena Anhembi e Allianz Parque.

Formado em 1964, o Who é o único grande nome do rock de sua geração que ainda não se apresentou no Brasil. Seus contemporâneos já estiveram aqui: Rolling Stones, Bob Dylan, Paul McCartney, Roger Waters, Ringo Starr, David Gilmour, Jimmy Page, Robert Plant, Brian Wilson e John Fogerty.

Pete Townshend e Roger Daltrey, respectivamente guitarra e voz da banda, já se lançaram por três vezes em "turnês de despedida", mas voltaram atrás da decisão.

Hoje o Who excursiona pelos EUA e participará do megafestival Desert Trip, em outubro, na Califórnia.

Os outros fundadores da banda morreram: o baterista Keith Moon, aos 32 anos, em 1978, e o baixista John Entwistle, aos 57, em 2002.

TEATRO MÁGICO

Na estreia de "Gabriela - Um Musical", no dia 9 de junho, a plateia no teatro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, vai escutar cerca de 30 músicas para satisfazer qualquer adorador de MPB.

O espetáculo do diretor João Falcão leva ao universo de Jorge Amado músicas de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Martinho da Vila e muitos outros. A direção musical é de Tó Brandileone, do grupo paulistano 5 a Seco.

Na abertura, a canção "Vilarejo", de Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Pedro Baby, ganha interpretação envolvente do elenco, puxada pela "Gabriela" paraense Daniela Blois, médica que só teve as primeiras aulas de canto depois de selecionada para o musical.

Telona
O documentário "Janis: Little Girl Blue", sobre a cantora Janis Joplin (1943-1970), estreia nos cinemas brasileiros no dia 7 de julho, com imagens inéditas.

Telinha
Entre exibições do show completo e trechos, a primeira aparição de Axl Rose no AC/DC, em Lisboa, no último dia 5, já teve 80 milhões de visualizações no YouTube.

COISA NOVA

"Alas Salvation", Yak
São 40 minutos de barulho. Se o Sonic Youth tivesse um neto, seria o trio londrino de moleques Yak. Em shows nada comportados, os músicos arremessam coisas na plateia (sim, é isso mesmo, não o contrário). Quem tem ouvido calejado pode baixar na rede.

Ouça no spotify


Endereço da página: