Folha de S. Paulo


Sônia Braga perde prêmio de melhor atriz para Jaclyn Jose em Cannes

A atriz Jaclyn Jose recebeu o prêmio de melhor atriz na 69ª edição do Festival de Cannes em cerimônia que ocorreu na cidade francesa na tarde deste domingo (22), tirando a estatueta de Sonia Braga ("Aquarius") e Isabelle Huppert ("Elle"), as mais cotadas na categoria.

Ela é protagonista de "Ma'Rosa", filme do filipino Brillante Mendoza. O filme gira em torno de uma matriarca que vive numa espécie de favela em Manila e sobrevive de pequenos trocados. Quando o marido, um pequeno traficante de drogas, e ela são presos, o casal é obrigado a lidar com policiais corruptos que os desejam extorquir em troca da liberdade.

"Eu não podia sequer usar maquiagem", Jose lembra. "[O diretor Brillante Mendoza] queria que a nossa performance fosse a mais natural possível."

O diretor romeno Cristian Mungiu ("Bacalaureat") dividiu o prêmio de direção com Olivier Assayas (""Personal Shopper"), desbancando o brasileiro Kleber Mendonça Filho, que concorria por "Aquarius".

"Juste La Fin du Monde", do franco-canadense Xavier Dolan, recebeu o Grand Prix do festival. "Nem sempre é fácil compartilhar a emoção com os outros", afirmou emocionado o diretor em seu discurso. "Tudo que a gente faz na vida, a gente faz para ser amado, para ser aceito", disse. "Comigo pelo menos é assim. Quanto mais eu cresci, mais eu achei difícil ser compreendido e, paradoxalmente, mais eu me compreendi."

Já a comédia dramática "American Honey", dirigido pela inglesa Andrea Arnold ("Aquario"), recebeu o prêmio do júri.

No longa, Shia LaBeouf vive o integrante de uma trupe de jovens sem rumo que vagam por estradas dos Estados Unidos ganhando trocados pela venda de assinaturas de revistas. A protagonista é Star (a estreante Sasha Lane), adolescente que deixa o pai alcoólatra e os irmãos crianças para partir com os garotos.

O iraniano Asghar Farhadi recebeu o prêmio de melhor roteiro por "Forushande". O filme também rendeu a Shahab Hosseini o prêmio de melhor ator. Em seu discurso de agradecimento, Farhadi aproveitou para agradar o presidente do júri do festival, George Miller, dizendo que durante a produção do filme dele, ele assistiu a "Mad Max", dirigido por Miller.


Endereço da página:

Links no texto: