Folha de S. Paulo


Filme brasileiro 'Cinema Novo' ganha prêmio de documentário em Cannes

"Cinema Novo", documentário do diretor Eryk Rocha sobre o movimento cinematográfico brasileiro que irrompeu nos anos 1960, ganhou o prêmio Olho de Ouro no Festival de Cannes.

O filme foi exibido na seleção oficial do evento, mas fora da competição, dentro de uma mostra chamada Cannes Classic. O prêmio Olho de Ouro é voltado para documentários.

Divulgação
Cena de 'Cinema Novo', documentário dirigido pelo brasileiro Eryk Rocha e exibido em Cannes

O longa faz uma colagem com cenas e depoimentos de grandes nomes do movimento, como Ruy Guerra, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. Eryk, aliás, é filho do maior nome do Cinema Novo: Glauber Rocha.

Esta foi a segunda edição em que o Olho de Ouro foi concedido.

Neste ano, quem participou do júri que conferiu o prêmio a "Cinema Novo" foi o crítico brasileiro Amir Labaki, fundador e curador do festival de documentários É Tudo Verdade.

Labaki compôs o corpo de jurados do Olho de Ouro com o cineasta italiano Gianfranco Rosi (vencedor do Urso de Ouro em Berlim por "Fogo no Mar"), a diretora francesa Anne Aghion, a atriz belga Natacha Regnier e o produtor francês Theirry Garrel.

Antes da projeção do filme, na segunda (16), o diretor Eryk Rocha havia feito um discurso anti-impeachment, dizendo que o Brasil vive um "momento muito trágico e triste", com a "interrupção do processo democrático" no país.

No dia seguinte, foi a vez do diretor Kleber Mendonça Filho, que tem "Aquarius" na competição, fazer o seu protesto contra o impeachment.

O jornalista GUILHERME GENESTRETI se hospeda a convite do Festival de Cannes


Endereço da página: