Folha de S. Paulo


Melodrama humanitário de Sean Penn tem recepção desastrosa em Cannes

"The Last Face", novo filme de Sean Penn, que estrou nesta sexta (20) no Festival de Cannes, foi recebido pela imprensa internacional com as críticas mais pesadas até agora no evento: além de terminar sob vaias, foi alvo de uma avalanche de comentários negativos no Twitter.

"Pior filme do festival" e "desastre risível" foram alguns dos epítetos que o longa ganhou na rede social. O filme foi bombardeado pelo seu ar de dramalhão hollywoodiano. Também sobraram críticas para o que viram como um tom preconceituoso em seu retrato dos africanos.

"The Last Face" traz Javier Bardem e Charlize Theron como dois agentes de ajuda humanitária em países da África subsaariana. É também um melodrama sobre o envolvimento dos dois em meio aos horrores no continente.

Sean Penn fez a sua versão de um filme de Angelina Jolie", zombou crítica da revista "Variety", comparando "The Last Face" aos dramas melosos da atriz/diretora. "É um conto de uma África dilacerada que na verdade retrata duas lindas estrelas do cinema tentando salvar o mundo."

Penn, duas vezes vencedor do Oscar de melhor ator ("Sobre Meninos e Lobo" e "Milk"), vem a Cannes pela segunda vez como diretor. Em 2001, competiu pela Palma de Ouro com "A Promessa", protagonizado por Jack Nicholson.

IMDb
Charlize Theron e Javier Bardem em cena de 'The Last Face', filme de Sean Penn
Charlize Theron e Javier Bardem em cena de 'The Last Face', filme de Sean Penn

O diretor comentou as críticas durante coletiva de imprensa no festival.

"Acabei de terminar o filme, então isso não está nem em discussão", disse. "Não valeria a pena também. Eu apoio o filme como ele é."

Penn, conhecido por seu trabalho engajado, alfinetou o pré-candidato americano do Partido Republicano, Donald Trump.

"Acho que é importante entreter, se o entretenimento não for sinônimo de se comportar como Donald Trump", afirmou. "O que chamamos de belo hoje é uma perversão da beleza. É lamentável."

O jornalista GUILHERME GENESTRETI se hospeda a convite do Festival de Cannes


Endereço da página:

Links no texto: