Folha de S. Paulo


Ministério vai decidir sobre cargo público de diretor de 'Aquarius'

A assessoria de Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura, afirmou que o MEC ainda não decidiu o que fazer com o cargo público de Kleber Mendonça Filho, diretor de "Aquarius". Mas afirmou que o cineasta "é um cidadão brasileiro e tem direito de se expressar".

Coordenador de cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, o diretor participou da manifestação em Cannes na terça-feira (17), quando parte da equipe do filme apresentou à imprensa internacional cartazes dizendo que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe.

As imagens do elenco durante o ato repercutiram pelo mundo, como no jornal britânico "The Guardian".

Após o protesto, a presidente afastada usou as redes sociais para agradecer a manifestação feita no festival em favor do seu governo.

"Agradeço o apoio, no tapete vermelho do Festival de Cannes, do elenco (...) que saiu em defesa da democracia e alertou o mundo para o golpe de Estado que ocorre no Brasil", afirmou.

O Portal da Transparência mostra que "Aquarius" recebeu R$ 1 milhão ao ser um dos selecionados no edital BNDES de Cinema de 2014 e que o cineasta recebe R$ 3.800 mensais para trabalhar na fundação.


Endereço da página:

Links no texto: