Folha de S. Paulo


crítica

Como um desfile, trama com Kate Winslet peca por seus excessos

assista ao trailer

Há um perfume de "Tieta do Agreste" no ponto de partida de "A Vingança Está na Moda". Após anos longe de casa, uma mulher retorna, linda e poderosa, ao fim de mundo onde nasceu para acertar as contas com os responsáveis por sua queda original.

Em vez de Betty Faria ou Sonia Braga, Kate Winslet vive a glamorosa da vez, com figurinos e gestual que fazem referências à longa lista de estrelas que ela reencarna.

No meio da noite ela é abordada por um policial de modos rudes que ao ver seu vestido exclama: "Dior!". Mais que gracejo, trata-se de uma piada interna, já que o guarda é vivido por Hugo Weaving, que se tornou conhecido pelo transformismo em "Priscilla, a Rainha do Deserto".

A diretora australiana Jocelyn Moorhouse adota, assim, o espírito criativo da moda, não faz citações, usa reciclagens.

Divulgação
Kate Winslet em cena do filme 'A Vingança Está na Moda
Kate Winslet em cena do filme 'A Vingança Está na Moda'

O retorno de Myrtle tem um problema. A população quer esquecer o que ocorreu e o trauma fez Myrtle apagar a experiência, o fato na infância que culminou com sua acusação pela morte de um garoto.

Enquanto revira as camadas, como limpar a bagunça da casa onde sua mãe se enterrou, Myrtle introduz o conceito de beleza, ausente no lugarejo. Traz sua expertise de alta costura às mulheres dali.

Esta segunda camada rende os momentos divertidos, um verniz de frescura que provoca diversas exclamações. A trama, porém, avança a empurrões, com longos parênteses que tomam rumos distintos e induzem a desatenção.

Do incessante desfile de sofisticados figurinos à figura sedutora de Liam Hemsworh, o filme, como um desfile, se segura com a passagem de belos modelos. Às vezes, isso pode ser divertido. Em outras, torna-se excessivo e entediante. É como a coleção de um estilista criativo demais. A gente vê tudo e não sabe para o que olha. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

A VINGANÇA ESTÁ NA MODA
(The Dressmaker)
DIREÇÃO: Jocelyn Moorhouse
ELENCO: Kate Winslet, Hugo Weaving
PRODUÇÃO: Austrália, 2015, 14 anos
QUANDO: Estreia nesta quinta (19)


Endereço da página:

Links no texto: